Por dentro do Agronegcio

PESQUISA NO CAMPO

Produo sustentvel tema de encontro na Fazenda Brejinho

14/07/2016 15h08 - Atualizado em 21/07/2016 10h27
Produo sustentvel  tema de encontro na Fazenda Brejinho
Divulgao

Um público de aproximadamente 60 pessoas, a maioria produtores rurais e técnicos da área agropecuária, participou do 2º Encontro Técnico sobre Sistemas de Produção Sustentáveis. O evento foi realizado na Fazenda Brejinho, em Pedro Afonso, na manhã desta quinta-feira, 14 de julho.

O encontro é uma iniciativa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com apoio da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), Fazenda Brejinho e vários outros parceiros.

Os participantes conheceram os resultados de produtividade de soja e milho safrinha consorciado com forrageiras (brachiaria e massai) referentes à safra 2015/2016, bem como informações sobre a produtividade de milho safrinha com adubação (nitrogênio, fósforo e potássio). Além disso, foi apresentado um levantamento sobre a influência de fatores meteorológicos na produtividade de grãos na safra 2015/16 e expectativas para a próxima safra na região; e realizada visita a área experimental que a Embrapa desenvolve na propriedade.

Um dos pioneiros do agronegócio na região de Pedro Afonso, o engenheiro agrônomo João Damasceno de Sá Filho lembra que o trabalho de pesquisa realizado pela Embrapa em parceria com a Coapa e produtores rurais vai contribuir para a disseminação de novas tecnologias, bem como para o aumento da produtividade. “Existia pouca pesquisa e geração de tecnologia em nossa região, nos últimos anos foi iniciado esse trabalho e a realidade é animadora. Esses dados são importantes e logo vão beneficiar agricultores e pecuaristas que trabalham por aqui“, avaliou Sá Filho, que também é um dos proprietários da Fazenda Brejinho.
Palestras realizadas

Três membros da equipe da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) realizaram palestras no evento técnico. O pesquisador Jones Simon abordou o tema “Influência das condições meteorológicas na safra 2015/2016”. Já o analista de pesquisa Francelino Peteno de Camargo explanou sobre “Posicionamento de soja e milho safrinha visando a sistemas intensivos de produção”. Ao final, o pesquisador Leandro Bortolon palestrou a respeito da temática “Manejo da fertilidade do solo em sistemas intensivos de produção”.

A pesquisadora Elisandra Bortolon, também da Embrapa, explicou que na Fazenda Brejinho, pesquisadores da empresa desenvolvem pesquisas com sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Sistema de Plantio Direto (SPD). O intuito é criar estratégias de manejo de solo e de culturas mais eficientes com foco na agricultura de baixa emissão de carbono. (Da Ascom Coapa c/ informações da Embrapa)