Segurana e Justia

FELINO

Filhote de ona-pintada resgatado em Santa Maria

24/09/2016 08h16 - Atualizado em 29/09/2016 08h42
Filhote de ona-pintada  resgatado em Santa Maria
Divulgao BPMA

Fred Alves

Uma equipe do Destacamento do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Pedro Afonso resgatou um filhote onça-pintada no início da tarde desta sexta-feira, 23.

O animal do sexo masculino e com aproximadamente 25 quilos de peso foi localizado na Fazenda Mutum, a 20 km da cidade de Santa Maria do Tocantins. O filhote estava sozinho em uma toca, em uma área de mata, sem ferimentos e aparentava bom estado de saúde.

A equipe foi até o local após ser acionada pelo dono da propriedade rural.

Após a captura, a onça-pintada foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Araguaína. O órgão é um local de recepção e tratamento de animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, vítimas de atropelamento, queimadas, transportes ilegais e também aqueles mantidos em cativeiros domésticos como animais de estimação de forma irregular.

O resgate do filhote de onça foi feito pelos sargentos Pereira e Edilberto, e pelo cabo Damasceno.

O Destacamento do BPMA de Pedro Afonso pode ser acionado pelo telefone 190.

CONHEÇA A ONÇA-PINTADA
Conforme o Instituto Pró-Carnívoros, onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos.