Cidades

CAPTAO

ATS instala cloradores de gua em Santa Maria

17/10/2016 16h35 - Atualizado em 19/10/2016 09h15

Localizada a cerca de 60 quilômetros de Pedro Afonso, e 270 de Palmas, a cidade de Santa Maria do Tocantins recebeu palestra e três equipamentos cloradores de água. As ações ocorreram nos dias 13 e 14 de outubro, quando dois técnicos da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) estiveram na localidade. Os dois servidores que atuam em Santa Maria também foram parte importante no auxílio ao trabalho. Os investimentos são da própria ATS, em torno de R$ 20 mil.

A primeira ação foi a palestra para servidores da Prefeitura de Santa Maria, no Centro de Referência em Ação Social (CRAS). O trabalho foi executado pela bióloga Iara Teles Valente, gerente de Qualidade da ATS, e teve entre o público, a prefeita da cidade, Helen Ruth. O tema da palestra estava focado no papel da ATS, que atende a 79 cidades no Tocantins, inclusive Santa Maria. Durante cerca de uma hora, a bióloga discorreu sobre os modelos de sistema de captação existentes nas cidades, ações para auxiliar a população no período da seca, objetivos da Agência, como ocorre o tratamento, monitoramento e qualidade da água que chega aos consumidores, entre outros.

Paralelo a isso, em outra parte de Santa Maria, o químico Marcos Antônio da Silva Júnior, com apoio dos servidores da Agência, iniciava o processo de instalação dos três cloradores. Os equipamentos custam em média R$ 6 mil cada. Chamados de Gutwasser, o equipamento é desenvolvido pela Lics Super Água, do Rio Grande do Sul, e são dotados de vários inovações tecnológicas, a começar pelo não uso de energia elétrica, não uso de quadro de comandos, facilidade na colocação dos produtos químicos para o tratamento da água, fácil manutenção, entre outros.

“Esse produto nos trouxe uma economia significativa, pois assim diminuímos até mesmo na mão de obra. Ele não necessita de constantes reparos. Ganhamos nós com menos gastos, e ganharam as cidades com algo prático e que resolve o problema”, disse o químico Marcos Antônio. (Da Ascom ATS)

Leia por Assunto: ATS Santa Maria do Tocantinsgua