Por dentro do Agronegcio

GROS

Abertura da colheita da safra 2016/2017 ser em Pedro Afonso nesta 6

07/02/2017 11h44 - Atualizado em 08/02/2017 11h46
Portal CNN
Divulgao

Será aberta oficialmente nesta sexta-feira, 10, a colheita da safra de grãos 2016/2017 no Tocantins. O evento será realizado durante a VII Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, a partir das 10 horas, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso. Além de produtores rurais, participam do solenidade o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, o presidente da a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Ruben Ritter, o governador Marcelo Miranda, além de outras autoridades locais e regionais.

De acordo com o observatório agrícola de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos (2016/2017), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Tocantins a expectativa para esta safra é de um crescimento de aproximadamente 10% em relação à safra anterior.

Já na região de Pedro Afonso, um total de 120 produtores de soja associados à Coapa plantaram uma de 35.500 hectares. Trata-se da maior área plantada nos últimos 18 anos pelos membros da cooperativa.

Jornada
A VII Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região acontecerá das 8 às 12 horas, na Fazenda Uruçu. Trata-se de um evento técnico que terá como público principal produtores de soja, pesquisadores e estudantes de cursos técnicos voltados ao agronegócio.

A eles serão apresentados os resultados dos experimentos que vêm sendo realizados com a soja, as inovações no processo produtivo, as novas tecnologias adotadas, bem como troca de conhecimentos, em especial sobre as práticas mais eficientes e sustentáveis para o aumento da rentabilidade.

A região de Pedro Afonso é referência na produção de grãos no Estado, e aos poucos tem se tornado um importante polo de pesquisa do agronegócio graças ao trabalho que vem sendo realizado pela Coapa e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com empresas que atuam no ramo de comercialização de sementes e insumos agrícolas. 
 

Leia por Assunto: Coapa Pedro AfonsoSafra 2016/2017Soja