Segurana e Justia

PIRACEMA

BPMA faz nova apreenso de material predatrio no rio Tocantins

16/02/2017 14h48
Portal CNN
Divulgao

Fred Alves

A equipe do Destacamento do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Pedro Afonso apreendeu 350 metros de redes de pesca de malhas diversas. A ação foi desencadeada nesta quarta-feira, 15, quando os militares realizaram patrulhamento ambiental aquático no rio Tocantins e córrego Água Fria, nos municípios de Pedro Afonso, Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Guaraí, Tupiratins e Itapiratins.

Essa foi a segunda apreensão de material predatório em apenas quatro dias. No último domingo, 12, homens do BPMA recolheram de aproximadamente de 400 metros de redes durante patrulhamento no rio Tocantins, entre os municípios de Pedro Afonso e Tupirama.

A Piracema no Estado do Tocantins termina no próximo dia 28 de fevereiro, e nesse período de defeso ficam proibidos o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de espécimes provenientes da pesca.

Em relação aos estoques de peixes in natura, congelados ou não, existentes nos frigoríficos, peixarias, bem como nos pontos de venda, a medida estipula que os mesmos deverão ser declarados em formulários padronizados do Naturatins, até um dia anterior ao início do período de defeso.

Quem descumprir a lei pode ser punido com diversas sanções, desde multa até prisão.

Leia também:

PM apreende mais de 400 metros de rede de pesca em Pedro Afonso
 

Leia por Assunto: BPMA Pedro AfonsoPiracema apreenso crime ambiental