Cidades

PIOROU

Falta d'gua suspende aulas e servios pblicos em Santa Maria

09/03/2017 15h15 - Atualizado em 22/03/2017 19h14
Portal CNN
Caix d'gua que abastece Santa Maria

Henrique Lopes

A situação do município de Santa Maria do Tocantins, após moradores encontrarem restos de morcegos na tubulação, como mostrou o Portal CNN (confira aqui), na quarta-feira, 8 de março, tona-se cada vez mais crítica.

Segundo informações, durante a manhã da quinta-feira, 9, as aulas foram suspensas após uma nova interrupção do fornecimento. A previsão é que as aulas fossem normalizadas somente nesta segunda-feira, 13. Órgãos municipais e alguns estabelecimentos comerciais também diminuíram a carga horária de trabalho devido à situação.

Moradores descrevem que a situação é de calamidade, já que algumas pessoas não teriam caixa d’água e nem condições de comprar água mineral. A informação é que o fornecimento de água foi suspenso para que uma equipe da Agencia Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento de água no município, fizesseem a manutenção e os reparos necessários. Entretanto, até o início da tarde desta quinta-feira, nenhum membro da equipe havia ido ao reservatório elevado ainda.

Em contato com a reportagem do Portal CNN, o prefeito do município Itamar Barrachini (SD) destacou que a situação é crítica e que entrará com ação judicial conta a ATS. “Entraremos com ação junto ao Ministério Público Estadual. Esta situação está adoecendo toda a população e isso não pode acontecer. Estou pedindo ajuda para que todos administração, Governo Estado, Ministério Público possam se mobilizar e solucionarmos o problema com rapidez”, afirmou o gestor.

Em nota enviada na tarde da quarta-feira, 8, a Agência Tocantinense de Saneamento afirmou que realiza análises frequentes para monitorar o sistema de abastecimento de Santa Maria e que está providenciando a aquisição de um novo reservatório de água para o município. Porém, não deu prazo para resolver o problema.

Já no final da tarde da quinta-feira, 9, a Agência Tocantinense de Saneamento informou que durante esta manhã a rede e o Reservatório Elevado (REL) foram esvaziados para limpeza no município de Santa Maria. Ainda segundo a ATS, A previsão é que até o meio-dia desta sexta-feira, 10, o fornecimento de água já esteja normalizado em Santa Maria do Tocantins. O órgão enviouo fotos dos reparos externos realizados. 






(Maatéria atualizada às 17h36).