Cidades

CONSUMO IMPRPRIO

Moradores dizem que gua de Santa Maria tem restos de morcegos

08/03/2017 17h54 - Atualizado em 08/03/2017 18h51
Portal CNN
Reservatrio tem buracos e ferrugem

Henrique Lopes

Moradores do município de Santa Maria do Tocantins entraram em contato com a redação do Portal CNN para relatar que encontraram restos de morcegos nos canos do sistema de abastecimento de água da cidade. Ao abrir as torneiras, os consumidores também observaram pedaços dos animais mortos na água. Assustados, alguns moradores foram verificar as tubulações e perceberam que mais pedaços dos animais estavam presos dentro do encanamento.

De acordo com o lavrador Antônio Barbosa França, 64 anos, a primeira situação ocorreu no dia 04 de março, quando vestígios dos restos de animais foram encontrados na água. Posteriormente, no dia 06 de março, mais restos desceram pela tubulação. Ao verificar o registro, suspeitando que pudesse ser algo na sua residência, constatou que restos de animais estavam presos dentro do medidor (relógio) de consumo.

“Encontramos pedaços de morcegos no encanamento, ficamos assustados, pois isso coloca em risco a saúde de toda a comunidade. Já comunicamos as autoridades e disseram que tomariam as providências. Não podemos admitir, pois pagamos um preço alto pela tarifa e o além de sofremos com frequentes falta de água, ainda acontece uma situação como esta”, desabafou o lavrador.

Em fotos enviadas pelos moradores ao Portal CNN é possível constatar que a estrutura da caixa d’água que abastece o município tem avarias na parte superior, buracos que possibilitam a entrada de aves, morcegos, insetos, entre outros animais.

Com medo de infecções, a população esta comprando água mineral para o consumo. Conforme informações, alguns moradores já tiveram sintomas como vômito e náuseas, além de febre. O produtor rural Remir Juckem, 61, relata que os dois netos apresentaram nos últimos quatro dias vômitos e febre chegando a ser hospitalizados.

“Muitas pessoas em toda a cidade estão relatando sintomas como diarreias e febre. Meu neto teve que ser internado, após vômitos e febre. Isso é um descaso, a caixa d’água tem buracos, os morcegos entram e quando enche eles morrem afogados causando esse transtorno”, diz Remir revoltado.

Sintomas
A secretária de Saúde de Santa Maria do Tocantins, Aldeiris Bonfim, relatou que como alguns moradores apresentaram diarreias e vômitos, as equipes de atendimento dos postos municipais de saúde estão monitorando o surgimento de possíveis casos de doenças que poderiam ser causadas pela presença de restos de animais na água.

“Estamos verificando caso a caso das pessoas que procuram o posto de saúde para verificar se os sintomas tem relação com os restos de animais encontrados na tubulação”, revela a secretária.

Ação judicial
O prefeito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini (SD), informou ao Portal CNN que estão sendo tomadas providências possíveis para responsabilizar os culpados pelo problema. O gestor afirma que já notificou os órgãos competentes e solicitou análises da água. “Já notificamos a Secretaria Estadual da Saúde e relatamos o caso, também enviamos amostras da água a um laboratório para que seja analisada uma possível contaminação”, relatou.

Barrachini afirmou também que entrará com ação judicial, junto ao Ministério Público, contra a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento do município. “Não é possível que essa situação passe impune, já tivemos problemas com falta de água e agora a contaminação por causa de animais. È um descaso com o povo deste município”, completa.


ATS se justifica
Em nota, a Agência Tocantinense de Saneamento afirmou que realiza análises frequentes para monitorar o sistema de abastecimento de Santa Maria e que está providenciando a aquisição de um novo reservatório de água para o município. 

Confira íntegra da nota

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que, através de análises realizadas semanalmente, mensalmente e semestralmente é feito o acompanhamento e monitoramento de todo o sistema de abastecimento.

Sobre as vistorias e manutenção, se os resultados apresentam desacordo com a legislação vigente, imediatamente os técnicos são acionados para verificar e solucionar o problema.

Em caráter de urgência, em Santa Maria, a ATS providencia serviços de reparo, solda e limpeza do REL (Reservatório Elevado) para que não ocorram tais incidentes.

No ano 2016 foi realizado um levantamento e diagnosticado a necessidade de substituição de inúmeros reservatórios que estão com mais de 20 anos de uso.

Há processo na Secretaria da Fazenda (Sefaz) para aquisição de 80 novos reservatórios que serão instalados em todos os municípios de concessão da ATS, inclusive no município de Santa Maria. O órgão aguarda somente a publicação do edital para iniciar os serviços.

(
Matéria atualizada às 18h51)