Cidades

AGENDA POSITIVA

Prefeitura inicia comemorao do aniversrio de Pedro Afonso

21/03/2017 11h39 - Atualizado em 21/03/2017 18h08
Portal CNN
Unidades de sade realizam exames gratuitos

Na sexta-feira, 17, a Prefeitura de Pedro Afonso entregou a quadra poliesportiva Nemésio Martins Messias, que foi revitalizada. O espaço esportivo fica no distrito de Anajanópolis, popularmente conhecido como Porto Real.

Cerca de 250 pessoas acompanharam o evento em que foi entregue, também, a ambulância que atenderá os moradores do distrito e das regiões da Agrovila Bom Tempo e Rio Negro. O prefeito Jairo Mariano anunciou, ainda, a destinação de R$ 250 mil para obras de infraestrutura asfáltica do distrito. O recurso é oriundo de uma emenda parlamentar do senador Vicentinho (PR).

Na ocasião, os moradores de Porto Real, localizado a cerca de 60 km de Pedro Afonso, puderam participar de ações desenvolvidas pelas secretarias municipais.
Entre os serviços ofertados aos moradores estavam teste de glicemia e medição de pressão arterial, informações sobre a cadastro no programa social Bolsa Família, orientações sobre a solicitação da carteira de trabalho, entrega de mudas, cortes de cabelos masculino e feminino, além de jogos, atividades recreativas para as crianças e mostra itinerante do Museu Histórico de Pedro Afonso, em comemoração aos 170 anos de Pedro Afonso.

Ao fazer a entrega da quadra poliesportiva o prefeito Jairo Mariano destacou que a obra será um ambiente não apenas dos esportistas do distrito, mas de toda a população, pois terão um lugar para realizar seus eventos. “Esse será um espaço muito importante para os jovens esportistas da região, assim como para toda a comunidade do distrito de Porto real, pois será um ambiente de utilização de todos os moradores”, frisou Jairo.

O vendedor Pedro Araújo, 49 anos, afirmou que as ações realizadas durante a agenda positiva no distrito vieram para atender as necessidades dos moradores e destacou a entrega da ambulância, como um marco para as pessoas que vivem na região.

“Nós da região nunca tivemos uma ambulância, era uma grande dificuldade quando alguém ficava doente para alugar carro ou encontrar veículo na hora da emergência. Com essa ambulância, que ficará aqui no distrito, o transporte e o tratamento das pessoas da região será mais rápido”, frisou o vendedor.

OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher

Após as ações no distrito de Porto Real, a prefeitura fez, durante o período da tarde, o lançamento oficial das unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc. A cerimônia, realizada no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a presença do diretor regional do Sesc, Marco Antonio Monteiro, e de representantes de municípios da região, que também serão atendidos pelas unidades.

Pedro Afonso é a primeira cidade tocantinense a receber a carreta Sesc Saúde Mulher. Durante os três meses que a unidade ficará no município, estima-se que serão realizadas mais de 2 mil mamografias, além de exame citopatológico, conhecido como Papanicolau.

O diretor regional do Sesc lembrou que as unidades móveis são uma forma do Sesc garantir atendimento as diversas cidades do estado e destacou a facilidade na conclusão da parceria com o município de Pedro Afonso.

“Mesmo nos dias de hoje em que as diversas prefeituras brasileiras sofrem com dificuldades financeiras, nós tivemos facilidade em concretizar essa parceria com a Prefeitura de Pedro Afonso. O Sesc entra com a parte estrutural, de equipamentos e uma equipe profissional, e a prefeitura também dá a sua contrapartida com profissionais e o apoio necessário para garantirmos o atendimento”, frisou Marco Antonio Monteiro.

As carretas ficarão em Pedro Afonso durante três meses e deverá ofertar atendimento aos moradores dos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Recursolândia, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.

Centro de Comunitário do Micro e Pequeno Produtor

Fechando a agenda da semana, a prefeitura inaugurou o Centro de Comunitário do Micro e Pequeno Produtor Manoel de Melo Barbosa, localizado no loteamento Castanheiras. Além de autoridade e moradores, a solenidade foi acompanhada por familiares do homenageado que deu nome ao espaço.

Avaliada em R$ 246.200,12, a obra servirá como ponto de apoio ao micro e pequeno produtor e será a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária.

Todos os serviços e obras realizados fazem parte da Agenda Positiva 2017, que prevê uma série de ações em comemoração ao aniversário de 170 anos de fundação do município de Pedro Afonso. (Com informações da Ascom Pref. Pedro Afonso)