Segurana e Justia

VERTENTES

Operao da Policia Civil de Pedro Afonso desarticula quadrilha acusada de trfico de drogas

21/06/2017 10h13 - Atualizado em 22/06/2017 17h08
Portal CNN
Parte dos presos na Operao Vertentes

Fred Alves e Henrique Lopes

Às seis horas da manhã desta quarta-feira, 21, foi desencadeada a Operação Vertentes, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Pedro Afonso e região. Todo o trabalho de investigação, que resultou na prisão de sete pessoas, foi realizado pela Polícia Civil de Pedro Afonso, que na ação de hoje teve o apoio de equipes da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) Central, do 3º Batalhão da Polícia Militar e do Destacamento do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

O juiz Milton Lamenha de Siqueira autorizou 12 prisões temporárias, com prazo de 30 dias, prorrogável por igual período. Desse total, sete mandados de prisão foram cumpridos, sendo três em Pedro Afonso e quatro em Bom Jesus do Tocantins. Estão presos Maxsuel Gama de Souza, 26 anos, o “Suel”, natural de Pedro Afonso; Djair Dias da Silva, 26 anos, nascido em Pedro Afonso; Clézio Soares Vila Nova, vulgo “Igon”, 21 anos, que também nasceu em Pedro Afonso; Francisco Machado de Oliveira, vulgo “Romarinho”, natural de Codó (MA); Flaviano dos Santos Cunha, vulgo “Danielzinho”, 21 anos, natural de Anápolis (GO); Denivaldo Ribeiro da Silva Lima, vulgo “Dennys”, 22 anos, natural de Itacajá (TO), e Francisco Almeida Neto, vulgo “Irmão”, 54 anos, natural de Colinas do Tocantins.

Outros dois mandados de prisão serão cumpridos na Casa de Prisão Provisória de Palmas, os dos traficantes Gilberto do Bonfim Pereira, vulgo “Zezão”, de 37 anos, natural de Cristalândia (TO), e Marcos Vinicius Ferreira da Silva, vulgo “Piloto”, 21 anos, nascido em Guaraí (TO) – que foram presos em julho de 2015, na Operação Renascimento II, acusados de tráfico de drogas

Na Cadeia Pública de Colinas do Tocantins serão executados os mandados de prisão de Leonardo Sousa Coelho, vulgo “Lé”, 22 anos, natural de Bom Jesus do Tocantins; Renê dos Santos Carvalho, 21, natural de Pedro Afonso, e de Vanderley Rocha de Carvalho, vulgo “Esquerdinha”, 31 anos, nascido em Formoso do Araguaia (TO).

Policiais civis informaram que todos os suspeitos tem passagem pela polícia, a maioria por envolvimento com tráfico de drogas. 

Ainda durante a ação policial desta quarta-feira, foram umpridos oito mandados de busca e apreensão, e André Vieira Junior, o "Junior da Delmira" e duas adolescentes foram conduzidas coercitivamente até a Delegacia de Polícia Civil de Pedro Afonso para prestarem esclarecimentos.

O trabalho policial também resultou na localização e apreensão de drogas, dinheiro e um barco, que segundo a Polícia Civil seria usado pelo preso conhecido como “Irmão”, que vivia em um barracão, próximo à antiga rampa do Tiro de Guerra, às margens do rio Tocantins, na prática de atividades relacionadas ao tráfico de drogas.

O delegado Wlademir Costa Mota, que coordenou a Operação Vertentes, disse em entrevista exclusiva ao Portal CNN, que as casas de “Irmão” e outra em uma invasão em Bom Jesus do Tocantins, nas proximidades do local onde foram presos “Danielzinho” e “Suel”, serviam de apoio para foragidos da justiça que vinham para esta região.

Ainda segundo o policial, somente no período de 54 dias deste ano, o grupo criminoso ligado ao traficante Zezão, que mesmo preso continuou comandando o tráfico na região de Pedro Afonso, movimentou cerca de R$ 50 mil com a venda principalmente de maconha e crack. “Os suspeitos vendiam pequenas quantidades de drogas para não chamar atenção da polícia. Mas costumavam receber até dois quilos de dois em dois dias”, explicou Wlademir Costa Mota.

Ainda segundo o delegado com as prisões, “o tráfico de drogas na região de Pedro Afonso foi desarticulado”, as investigações seguem e novas detenções devem ocorrer. (Matéria atualizada às 16h30)


Equipe da Polícia Civil que atuou nas prisões da Operação Vertentes 


 Momento que "Irmão", que segundo a Polícia Civil dava apoio para foragidos, foi preso 


Equipe da Polícia Civil chega com suspeito à Delegacia de Pedro Afonso 



Polícia Militar apoiou a Operação Vertentes 

LEIA TAMBÉM: 

Polícia prende 7 suspeitos de tráfico de drogas em Pedro Afonso e Bom Jesus

Justiça aceita denúncia contra 19 acusados de tráfico de drogas investigados na Operação Renascimento II