Por dentro do Agronegcio

EM MATO GROSSO DO SUL

Pedroafonsinos conhecem boas prticas de gesto e tecnologias para agricultura

19/09/2018 15h55 - Atualizado em 20/09/2018 17h04

Produtores rurais e colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) tiveram mais uma oportunidade de adquirir conhecimento e conhecer modelos de gestão e o funcionamento de cooperativas brasileiras. Um grupo de nove cooperativistas de Pedro Afonso esteve no Mato Grosso do Sul de 16 a 19 de setembro, por meio de um intercâmbio viabilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins (Sescoop-TO).

Nessa terça-feira, 18, na cidade de Naviraí, a comitiva tocantinense conheceu a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul), que tem mais de 1.000 cooperados, alcançou faturamento de R$ 1 bilhão em 2017 e atua no fornecimento de insumos, assistência técnica, comercialização de grãos, unidade industrial de fecularia e fiação, além de irrigação.
Os pedroafonsinos foram recepcionados pelo diretor-presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, e sua equipe, e conheceram boas práticas voltadas aos cooperados, o programa de fidelidade dos associados, o sistema e processos de industrialização de algodão e mandioca, e as novas tecnologias de armazenagem de grãos.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, afirmou que a viagem foi muito proveitosa uma vez que foi possível ter acesso as boas práticas cooperativas e novidades tecnológicas voltadas à agricultura de precisão. “Conhecemos o plano de fidelização dos associados da Copasul e fizemos um aprofundamento na cadeia produtiva da mandioca na indústria de fécula. Ainda tivemos acesso a várias informações para podermos fazer um comparativo e saber o que pode ser aproveitado em um eventual projeto agroindustrial a ser desenvolvido pela Coapa no município de Pedro Afonso”, explicou Khouri.

Para o produtor rural Edis Sgorla, a visita técnica trouxe novas experiências que podem ser úteis para a Coapa superar os desafios que enfrenta e continuar em ritmo de crescimento.

Copacentro
Na segunda-feira, 17, em Dourados (MS), a delegação da Coapa foi recebida na Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste (Copacentro) pelo presidente Mauro Natsumeda.

Na oportunidade, técnicos e dirigente apresentaram a governança e os aspectos técnico e comercial da cooperativa sul mato-grossense formada por produtores de grãos.

Participantes
A comitiva da Coapa que participou do intercambio no Mato Grosso do Sul foi composta por Ricardo Khouri (presidente), Alberto Mazzola (vice-presidente), Edis Sgorla (conselheiro de administração), Márcio Donizete (conselheiro fiscal), Evanis Roberto Lopes (cooperado), Nelzivan Carvalho Neves (gerente geral), Eduarte Bonafede (gerente da Unidade Técnica), Mário Queiroz (agrônomo) e Fernando Teixeira (técnico agrícola).

O analista do Sescoop/TO Diogo Couto acompanhou o grupo. (Ascom Coapa)

 

Leia por Assunto: Coapa Pedro Afonsoagricultura de preciso