Cidades

MAIS UMA VEZ

Moradores voltam a sofrer com a falta de gua em Santa Maria do TO

23/10/2018 17h08 - Atualizado em 25/10/2018 08h06
Moradores voltam a sofrer com a falta de gua em Santa Maria do TO
gua que chega as torneira muito suja

Henrique Lopes

Seguem as reclamações com o fornecimento d’água em Santa Maria do Tocantins. O município, que possui cerca 3 mil habitantes, tem um histórico de problemas com o sistema de saneamento, que vão desde falhas no abastecimento, até mesmo a intoxicação da água causada por animais que foram encontrados mortos no reservatório que abastece a cidade. 

Sem água desde a última sexta-feira, 19, a agricultura Caren Capoani, 30 anos, diz que a situação é de descaso. “Metade da população está sem água, já faz cinco dias que estamos sem. Ficamos indignados, pois ninguém fala nada, simplesmente acaba água e pronto”, relatou a moradora em entrevista ao Portal CNN.

Ainda segundo a agricultora, para driblar a falta d’água os moradores estão recorrendo a poços e comprando água. “Estamos usando o poço, pois quando vem na torneira vem um barro preto. Eles falam que a empresa [Agência Tocantinense de Saneamento (ATS] faliu, mas água é uma coisa essencial para população. Já teve vezes que ficamos quase 20 dias sem água”, afirma.

Já a professora Cârmen Lúcia Pereira Pinheiro, 36 anos, que mora com a família, incluindo duas filhas adolescentes, de 12 e 13 anos, considera crítico o cenário vivenciado pela comunidade. “A empresa não dá informação nenhuma, não há um comunicado na cidade alertando sobre a falta de água. Às vezes passa o carro pipa e coloca água do rio para gente, mas para beber estamos tendo que comprar água mineral, pois a água quando vem é suja”, declarou.

Responsável pelo abastecimento de água do município, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informou, por meio de nota, que a falha no abastecimento ocorreu porque componentes do quadro de comando da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Maria do Tocantins foram danificados com a queda de raios.

Ainda de acordo o comunicado, uma equipe técnica já esteve no local e o problema foi solucionado. A ATS ressaltou ainda que realiza manutenções periódicas nas Redes de Abastecimento de Água (RDA) e nas Estações de Tratamento de Água (ETA) dos municípios que atende, mas frisou que que eventuais problemas podem acontecer por ocorrências naturais, sobretudo, neste período em que há maior incidência de raios.