Segurana e Justia

CHACINA DA MATA VERDE

Exame realizado por mdico legista mostra que integrantes da famlia Damas foram mortos com tiros na cabea

29/07/2019 18h13 - Atualizado em 29/07/2019 18h26

Henrique Lopes e Fred Alves 

As três pessoas da mesma família encontradas mortas na noite do último sábado, 27 de julho, em uma fazenda na zona rural de Pedro Afonso, foram assassinadas com tiros nas cabeças. A informação foi dada com exclusividade ao Portal CNN pelo delegado da Polícia Civil Bernardo José Rocha Pinto.

As vitimas são José Miguel Dama, de 68 anos, e Maria Nazaré Barbosa Pereira Dama, 58 anos, e Ester Barbosa Dama, 21 anos, única filha do casal. 

Conforme o responsável pelas investigações, o médico legista revelou, após a realização de uma necrópsia ​(exame realizado no cadáver com o objetivo de determinar o que provocou a sua morte), que as três vítimas também foram espancadas. “Apenas o senhor José Miguel levou dois tiros, um na cabeça e outro na região central do tórax. A mãe e a filha tinham uma marca de tiro na cabeça”, descreveu o delegado ao afirmar que ainda não foi possível identificar qual arma foi usada no crime.

Os exames realizados nos corpos também revelaram que as vítimas foram mortas brutalmente entre a noite da quinta-feira, 25, e a madrugada da sexta, 26 de julho.
Até o momento não foram identificados possíveis autores do crime, que chocou a comunidade de Pedro Afonso e região. Nenhuma das vítimas tinha passagem pela polícia ou registrou, recentemente, alguma denúncia ou boletim de ocorrência relatando ameaças.

O delegado apontou também que a Polícia Civil trabalha com duas hipóteses, uma delas a de latrocínio (roubo seguido de morte). “Mas não estamos descartando nada, todas as informações são relevantes”, frisou.

Depoimentos
Até esta segunda-feira, 29, seis pessoas foram ouvidas, entre elas, vizinhos da família e moradores da região da Vila Mata Verde.

Questionado sobre a dificuldade de informações para auxiliar as investigações, o delegado Bernardo José Rocha Pinto frisou que a residência da família ficava localizada em uma área bastante isolada. “Não tem nada por perto. É uma chácara, que fica a 17 quilômetros da Vila Mata Verde e só vai lá quem realmente conhece. Então, acreditamos que seja alguém que já tenha ido lá. Os tiros foram dados lá e por isso ninguém ouviu, pois é um lugar muito isolado”, declarou o delegado ao afirmar que qualquer informação é importante.

Quem tiver informações quem podem ajudar nas investigações pode ligar nos telefones (63) 3466-2070, 3466-2290 e 99998-6863.

Sepultamento
A dona de casa Maria Nazaré Barbosa Pereira Dama e a universitária Ester Barbosa Damas foram sepultadas na manhã desta segunda-feira, 29, na cidade de Miracema do Tocantins. Já o corpo do lavrador José Miguel Dama foi levado pela família e sepultado em Itaberaí, estado de Goiás.

O caso
Os corpos das vítimas foram encontrados por amigos da família na noite de sábado, 27, em sua residência, localizada em uma chácara, na região conhecida como Mata Verde, a 60 km do centro de Pedro Afonso. As três vítimas apresentava sinais de espancamento com hematomas e sangramentos nas cabeças, a casa estava totalmente revirada.

Leia mais sobre o caso: Pai, mãe e filha são encontrados mortos com golpes nas cabeças na zona rural de Pedro Afonso