Cidades

8 VEZES INTERNADO

Minha vida est por um fio, diz jovem de Pedro Afonso que j perdeu o rim direito e precisa de cirurgia

18/09/2019 16h15 - Atualizado em 26/09/2019 18h23

Henrique Lopes

O técnico de enfermagem, Demerson Coutinho, morador de Pedro Afonso, vive um drama na busca por uma cirurgia de urgência que deveria ter ocorrido no último mês de julho, quando foi diagnosticado com um grave problema que já causou a paralisação do rim direito.

Na manhã desta quarta-feira, 18, Demerson recebeu, pela oitava vez, alta do Hospital Geral de Palmas (HGP), onde estava internado na fila da cirurgia renal. Imagens feitas dentro do hospital mostram Demerson esperando por atendimento em uma cadeira.

O jovem de 22 anos foi diagnosticado com uma doença conhecida como Estenose da Junção Uretero-Pélvica ou Estenose de JUP, caracterizada pela junção do rim com o ureter, canal que leva a urina até a bexiga, tendo como alguns dos sintomas fortes dores na lombar, febre que chega a durar até uma semana e a diminuição do volume urinário.

Em entrevista ao Portal CNN, Demerson relatou que, após passar mais de 40 dias internado, a justificativa da direção do HGP é que ele deve aguardar na fila de cirurgias, onde está 118ª posição.

“Minha primeira internação foi no dia 10 de junho, onde passei 15 dias no HGP. Nessa época a médica pediu a cirurgia em caráter de urgência, o que não aconteceu. Hoje é a oitava vez que saio do hospital ainda sem previsão de fazer o procedimento”, revelou ao afirmar que o rim esquerdo está obstruído e pode parar caso a cirurgia não seja realizada com urgência.

Ainda de acordo Demerson, que tem sido acompanhado pela mãe e pelo namorado, a família já procurou a Defensoria Pública para buscar, por meio da Justiça, solucionar o problema e realizar o procedimento cirúrgico. “Mas a cada dia que passa, a demora torna-se vital para a minha vida. Eu sinto muita dor, o meu rim esquerdo que não doía, agora está doendo e dessa forma o medo e a preocupação aumentam”, lamentou.

Emocionado, o jovem contou que teme pela vida. “A minha vida está por um fio, dependendo do que eles falam. Eu já perdi o meu rim direito e se eu não fizer a cirurgia para retirá-lo e desobstruir o esquerdo, posso perder a função dos dois e isso é fatal”, frisa Demerson.

Veja o vídeo de Demerson em sua última internação no HGP: