Cidades

DIVERSO E HISTRIA

Idosos de Bom Jesus realizam passeio cultural

27/09/2019 16h22 - Atualizado em 01/10/2019 07h56

Reviver o passado e conhecer um pouco da história da região. Esses foram os objetivos de um passeio cultural realizado nesta semana, pelos Grupo de Idosos Reviver, da cidade de Bom Jesus do Tocantins.

Em Pedro Afonso, cerca de 40 idosos visitaram ruas históricas da cidade, com seus casarões, e puderam conhecer um pouco da memória local durante um “tour” pelo Museu Histórico de Pedro Afonso, guiado pelo professor e historiador Fabricio Rocha, que apresentou aos aposentados objetos do museu que relatam parte da história da região e também do Brasil.

Durante a visita, os idosos tiveram momentos para compartilhar histórias relacionadas a objetos já utilizados por eles e que hoje fazem parte do acervo do museu.

O grupo também conheceu a Praça Ecológica Pedro de Souza Pinheiro, criada pelo grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA). Na oportunidade, os idosos realizaram um piquenique, momento marcado por muita descontração e contação de histórias e memórias, daqueles que ainda utilizavam a voadeira como transporte de acesso entre as cidades de Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso.

De acordo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Jéssica Mendes, ações de integração fazem parte do calendário dos idosos atendimentos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). “É muito importante na vida dos idosos de Bom Jesus, pois estimula os idosos a vida em comunidade e a troca de experiências entre eles”, destacou ao afirmar que além dos passeios o grupo também participa de reuniões de grupo, palestras educativas, oficinas pedagógicas e outras atividades.