Poltica

BUSCA RECURSOS

Ex-prefeito de Rio Sono, Dr. Joo, articula audincia de vereadora com parlamentares em Braslia

28/09/2019 11h14 - Atualizado em 30/09/2019 20h09

O ex-prefeito de Rio Sono, Dr. João, articulou com os gabinetes do deputado Federal, Vicentinho Jr. e do senador da República, Irajá Abreu, ambos parlamentares do Tocantins em Brasília, audiências que contaram com a participação da vereadora de Rio Sono Oneide Batista. Os encontros ocorreram na quinta-feira, 26, na capital federal, sendo fundamentais para que os dois políticos do município apresentassem requerimentos aos parlamentares na área de Saúde e Infraestrutura rural e urbana.

Apesar de não ter cargo eletivo, Dr. João não abandonou a vida pública, e utiliza seu trânsito com os parlamentares para levar benefícios à sua região. “A gente segue atento às demandas da comunidade de Rio Sono e região do Jalapão, identificando os gargalos e, posteriormente, desenvolvendo estratégias de ação para minimizar ou resolver as questões. Observamos algumas necessidades da comunidade de Rio Sono e articulamos a audiência com os parlamentares em Brasília” comentou o ex-prefeito.

Pedidos

Nas audiências, a vereadora Oneide teve a oportunidade de dialogar com os parlamentares e apresentar ofício que pede a destinação de recursos para o custeio de serviços na área da Saúde. “Temos que buscar constantemente verbas para essa área, pois as demandas são imensas, sendo que a maioria somente se resolve com recursos financeiros”, disse a vareadora, ao revelar que tanto o deputado federal quanto o senador da República garantiram a destinação de emendas ao município para o custeio da Saúde. Além disso, Oneide agradeceu a articulação do ex-prefeito. “Sempre nos ajudando”.

O ex-prefeito ampliou o coro sobre esses recursos com os parlamentares. “A aquisição de materiais, insumos e outros itens despende dinheiro público. Fizemos questão de estar presente com os parlamentares para transmitir a necessidade de aumentarmos o dinheiro para corresponder à demanda existente” disse Dr. João, ao revelar que tanto ele quanto a vereadora pediram ainda a destinação de tratores (pá carregadeira e de esteira) para as obras de infraestrutura rural e urbana no município. “Estamos no aguardo de um posicionamento dos parlamentares”, disse o ex-prefeito.

Prêmio Parlamento Jovem

O ex-prefeito e a vereadora Oneide também acompanharam os trabalhos do Prêmio Parlamento Jovem, que ocorreu nessa semana na Câmara dos Deputados. Ambos presenciaram os trabalhos dos participantes, que tem entre eles o jovem Lucas Gloria Lopes, representante do Estado do Tocantins, morador de Rio Sono e filho da vereadora Oneide. “Temos muito orgulho dele, pois apresentou um projeto que pede recursos para obras inacabadas, que são muitas por todo o Brasil”, disse a vereadora. Ela pede que, se possível, os deputados federais e senadores do Tocantins em Brasília adotem a ideia do jovem e levem para discussão em plenário.

Segundo a Agência Brasília, o Parlamento Jovem Brasileiro foi criado em 2004 e é realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. O projeto permite a experiência democrática a alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares. Participantes de todo o país são selecionados após a análise dos projetos de leis elaborados e encaminhados pelos próprios estudantes. Além do aprendizado sobre o sistema político, os jovens ainda desenvolvem habilidades diversas como domínio da linguagem e expressão pessoal, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

Leia por Assunto: Dr. Joo Iraj Abreu Oneide Rio SonoVicentinho Jr.