Por dentro do Agronegcio

CLASSIFICAO

Laboratrio da Coapa renova credenciamento

08/01/2020 10h22 - Atualizado em 08/01/2020 10h25

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) renovou até dezembro de 2024 o certificado de registro de estabelecimento do laboratório de classificação de produtos vegetais instalado na sede da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso. No início do último mês de dezembro, durante vistoria, uma equipe da Superintendência Federal da Agricultura e Pecuária no Estado do Tocantins constatou as boas condições das instalações e dos equipamentos da unidade.

Outras medidas tomadas pela cooperativa para assegurar a renovação do credenciamento foram a aferição e calibração de equipamentos como balanças, classificadores de grãos e determinadores de umidade realizadas por uma empresa habilitada de Goiânia (GO).

O diretor-secretário da Coapa, Luiz Gilberto Ramos, destacou que o funcionamento do laboratório de classificação dá mais confiabilidade aos resultados das amostras de grãos dos produtores da região de Pedro Afonso.

Responsável técnico da unidade, Fernando Teixeira lembrou que a classificação é importante para quem vende ou compra grãos, uma vez que atende as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. “A classificação atesta a qualidade do produto”, ressaltou.

Funcionamento
O laboratório de classificação de produtos vegetais foi implantado em 2015 para atender 17 municípios da região, por meio da assinatura de um tempo de cooperação técnica entre a Coapa, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Mapa. Desde então já foram realizadas cerca de 680 análises gratuitas de grãos (soja, arroz e milho) – oficiais e não oficiais.


  

Leia por Assunto: Coapa Pedro Afonsoclassificao gros