Economia

ATENO!

Energisa alerta para cuidados com a rede eltrica durante o Carnaval

17/02/2020 10h04

O Carnaval está chegando e é importante ficar atento às orientações de segurança para aproveitar a folia sem correr riscos. Por isso, a Energisa alerta aos foliões e organizadores do Carnaval tocantinense em relação aos cuidados com a rede elétrica. As festas pelo estado contam com estruturas que precisam de um cuidado especial ao serem montadas e utilizadas.

Os responsáveis pela instalação de arquibancadas, estruturas e enfeites de Carnaval devem tomar cuidado ao manobrar materiais metálicos, como barras, arames e suportes luminosos, próximos à rede de energia. “O mesmo se aplica aos trios elétricos. Quem utilizar esse tipo de estrutura precisa ficar atento para manter a distância segura dos fios de energia. Nunca faça intervenção na rede, nem mesmo para afastar os cabos para o veículo passar. Essa prática é extremamente perigosa e pode causar graves acidentes, afirma o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Bruno Queiróz.

Os foliões devem tomar cuidado, também, ao soltar fogos de artifício. Isso deve ser feito longe da rede elétrica para evitar que a brincadeira acabe rompendo um fio energizado ou cause incêndio. Além disso, não se deve utilizar os postes e redes de energia para realizar a decoração carnavalesca. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia e risco para a população.

Nos clubes e praias

E para quem vai aproveitar o feriado nos clubes e balneários da região, a dica é ter atenção com aparelhos de som, de refrigeração, churrasqueiras elétricas e fios desencapados. Evite ligar qualquer aparelho próximo a duchas ou piscinas, evite improvisar e fazer ligações irregulares que aumentam o risco de acidentes.

Acidentes de trânsito

O número de acidentes de trânsito envolvendo postes de energia no Tocantins superou a marca de um por dia, em 2019. Foram registradas 467 ocorrências desse tipo. Em 2020, até o dia 10 de fevereiro, já foram 51 acidentes envolvendo postes. Os dados ligam um alerta para a segurança.

A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes. No entanto, mesmo assim, é grande o risco quando ocorre uma colisão. “Isso é muito preocupante, não só pelo valor do poste, mas principalmente pelo valor da vida. É um grave acidente de trânsito e, no lugar do poste, poderia estar uma criança, uma família”, alerta o gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Alberto Cunha.

Além do impacto da batida, que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos, pode haver contato de cabos energizados com o chão. Essa situação traz risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades.

Nestes casos, a orientação principal é não sair do veículo ou, caso estiver nas proximidades, mantenha distância dos cabos de energia e acione os órgãos de segurança e a própria Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais ou site www.energisa.com.br.