Educao e Cultura

APOIO IMPORTANTE

Jovens entregam alimentos Apae Pedro Afonso

06/03/2020 07h59 - Atualizado em 18/03/2020 16h56

Dando continuidade às ações de apoio a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso, o Núcleo Jovem Cooperativista do Tocantins (NJC) realizou na tarde desta quinta-feira, 5 de fevereiro, a entrega de cerca de 50 quilos de alimentos não perecíveis que irão compor o cardápio da unidade que atualmente atende 98 alunos especiais.

A ação faz parte da parceira criada pelo NJC, que tem como foco o protagonismo jovem e a integração entre cooperativismo e comunidade, que já desenvolve outras atividades na Apae de Pedro Afonso, como o projeto “Plantare”, iniciado em fevereiro deste ano com a implantação de uma horta para atender a demanda alimentar da unidade, que oferta três refeições diárias aos alunos.

Para a diretora da Escola Santuário da Vida, mantida pela Apae de Pedro Afonso, Domingas Xavier, a parceria com o núcleo tem sido fundamental para o fortalecimento da instituição e na manutenção dos cuidados com os alunos especiais. “Hoje mesmo a gente estava precisando de material para a cozinha e eles, prontamente, se colocaram à disposição para trazer para que não tivéssemos o nosso cardápio prejudicado”, relatou.

Fruto de uma ação que leva diversão e entretenimento a criança e adolescentes a cada dois meses, os alimentos foram arrecadados durante sessão de cinema organizada pelo NJC. Na tarde desta quinta-feira, foram entregues arroz, feijão, macarrão, óleo, entre outros alimentos, além de itens de higiene pessoal. A mesma ação já havia sido realizada em 2019 e deve prosseguir neste ano.

De acordo com a coordenadora do NJC, Rosana Xavier, o foco e garantir com que os serviços sejam mantidos de forma integral e sem perda de qualidade. “Sabemos de todo o esforço da equipe da Apae para manter essa estrutura. Tirando os repasses financeiros, que não atendem as necessidades, a instituição vive de doações. Por isso, resolvemos nos doar, seja em campanhas, seja com tempo, para que possamos dedicar um período para trabalhar em prol da Apae e das pessoas aqui atendidas”, completou.

NJC
Criado em 08 de junho 2016, o Núcleo Jovem Cooperativista conta atualmente com 25 integrantes. É o primeiro grupo voltado exclusivamente para o público juvenil implantado na região Norte do Brasil.

O NJC nasceu durante o curso de formação da 1ª turma do Programa Modular Juvenil Cooperativista, realizado em Pedro Afonso, com a meta principal de elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar. A iniciativa foi da Coapa e teve a adesão da Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e do Sicredi,