Por dentro do Agronegcio

BATE-PAPO

De cara nova, encontro mensal leva conhecimento e integra cooperados

05/03/2020 15h04 - Atualizado em 06/03/2020 08h03

Com uma nova roupagem e abordando temas relevantes no dia a dia do produtor rural de Pedro Afonso e região, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) realizou na noite desta quarta-feira, 05, mais uma edição do Encontro do Cooperado.

O evento, realizado no espaço de convivência da cooperativa, atraiu cerca de 70 associados e seus familiares, além de colaboradores, que receberam orientações sobre mudanças do Funrural 2020 e também a respeito do funcionamento das duas unidades de armazenagem da cooperativa para o recebimento de grãos da safra 2019/2020.

Com a proposta de ser mais descontraído e interativo, o encontro foi aberto pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri. “Aqui a gente repassa aquilo que é necessário para que o produtor rural conheça o ambiente no qual está inserido, as mudanças da economia e do cenário nacional, e sobre legislação. Desta forma, ele fica preparado para acompanhar a evolução em curso”, frisou.

Ainda de acordo o presidente, o novo formato do encontro permite uma integração maior entre a cooperativa e seus associados. “Antes poderia existir uma certa barreira entre o técnico palestrante e o nosso cooperado, mas agora temos esse diálogo mais próximo e mais simples, do jeito que o produtor gosta”, completou.

O vice-presidente da Coapa, Alberto Mazzola, reforçou que o espaço é de construção de conhecimento. “Aqui o produtor se integra, conhece, dialoga e tem essa troca de experiências. Além de garantir uma aproximação maior dele com a cooperativa”, destacou.

Os esclarecimentos sobre as mudanças do Funrural foram transmitidos pelo assessor contábil/jurídico, João Lopes, enquanto os dados e as normativas de utilização das Unidades de Armazenamentos I e II da cooperativa, com sede em Pedro Afonso, foram repassados pelo gerente-geral, Nelzivan Carvalho Neves. Até o momento, as unidades da cooperativa já receberam 50,1 toneladas de grãos para beneficiamento.

Os participantes gostaram da nova proposta do Encontro do Cooperado. O agricultor Fulgêncio Branquinho de Oliveira afirmou que o espaço aberto permite dialogar em um ambiente mais aconchegante, sem uma barreira que possa dividir palestrante e produtor, fazendo com que as informações cheguem a todos de maneira uniforme.