Por dentro do Agronegcio

SUPERAO

Coapa recebe mais de 110 mil toneladas de soja e tem novo recorde

31/03/2020 16h14 - Atualizado em 07/04/2020 15h09

Apesar dos problemas logísticos que comprometem parte do trabalho de escoamento dos grãos pela via férrea, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) novamente alcançou uma marca histórica de recebimento de soja. No dia 30 de março, a cooperativa que tem sede em Pedro Afonso registrou a recepção de 110.345,000 toneladas, superando o total da safra 2018/2019.

Os grãos estão distribuídos nas Unidades de Armazenagem I e II, e em parte de um armazém onde, com capacidade para 9 mil toneladas, alugado pela Coapa no último dia 24 de março.

As cargas foram entregues por cerca de 150 produtores rurais, que cultivam a oleaginosa em 13 municípios tocantinenses. Até a manhã desta terça-feira, 31, 3.550 caminhões já haviam depositado cargas nos armazéns da Coapa, e já haviam sido expedidas 35.258 toneladas.

O gerente geral da Coapa e responsável pela administração dos armazéns, Nelzivan Carvalho Neves, explicou que as unidades estão operando 24 horas por dia e a superação do recebimento de grãos em relação ao último ano agrícola é fruto do trabalho incansável de 92 colaboradores. “Com a ajuda de uma equipe engajada e comprometida conseguimos essa marca. A recepção da soja segue até o final deste mês de abril, e esperamos alcançar nossas metas: recepcionar 130 mil toneladas de soja e 30 mil toneladas de milho”, disse Nelzivan.

Já o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, disse que o novo recorde é fruto de um trabalho extremamente profissionalizado e dos investimentos que a Coapa fez na sua infraestrutura de armazenagem. “Safra após safra a tendência é romper esses recordes até pela contrapartida que o cooperado está tendo com a Coapa. É uma via de mão dupla, confiança da Coapa em seu quadro social, e a confiança dos associados na gestão da cooperativa”, comentou o dirigente ao ressaltar que com planejamento e organização, a cooperativa vai buscar alcançar as metas de recepção grãos estabelecidas para a safra 2019/2020.