Cidades

SUSTO GRANDE

Enchentes deixam casas alagadas em reas rurais de Pedro Afonso e Bom Jesus

31/03/2020 15h53 - Atualizado em 08/04/2020 09h16

Henrique Lopes

As fortes chuvas que caíram na região de Pedro Afonso e Bom Jesus no último final do mês de março causaram transtornos para diversos produtores e moradores da zona rural que têsm residências próximo a lagos e ribeirões como o Landi, Jaburu e Soninho.

O volume de chuvas, que chegou a ser calculado em algumas propriedades com média de 200 milímetros, elevou os níveis dos rios e riachos que subiram repentinamente fazendo com que a enxurrada invadisse residências e causasse prejuízos e medo aos moradores.

Por meio de vídeos feitos por moradores é possível verificar a água do ribeirão Landi invadindo as casas. Segundo relatos do servidor público Igor Milhomem Miranda, a água começou a subir de forma rápida na Chácara Recanto dos Coqueiros, localizada no município de Bom Jesus. “Tivemos que pendurar as coisas em locais altos, como balcões e mesas. Não teve como retirar da casa, não tinha onde colocar, pois até o barraco de fazer farinha, que fica em uma parte mais alta, foi invadido com a água”, contou.

A enchente também afetou os animais. “Consegui recuperar os porcos do chiqueiro, carregando nas costas para a casa do vizinho, por ser em um local mais distante do córrego. No outro dia consegui recuperar algumas galinhas, pois o prejuízo foi muito grande devido morreram na enchente”, completou Igor ao dizer que durante os seis anos que a família possui propriedade no local, esta foi a primeira vez que viram uma enchente como a registrada no final de semana.

Também com propriedade às margens do ribeirão Landi há oito a nos, o também servidor público Ricardo Galvão afirmou que água invadiu o quintal foi Chácara São Raimundo. “Minha mãe estava na fazenda e ligou, quando cheguei, uns 20 minutos depois, a água já havia tomado tudo, entrado dentro de casa”, relatou.

Conforme Ricardo foi a primeira vez que viu as águas da região terem um fluxo quase que incontrolável. “Uma situação triste, pois tivemos prejuízo com mortes de galinhas”, completou ao mostrar as fotos de como ficou o terreno da residência.

Vídeos de diversas outras casas próximas aos riachos também foram compartilhados por meio de grupos de WhatsApp e nas redes sociais locais.

Confira imagens da enchente: