Cidades

SEM FESTA

No aniversrio de Rio Sono, prefeito Itair destaca andamento de obras no muncipio

14/05/2020 17h42 - Atualizado em 18/05/2020 10h22

Conhecida por suas águas cristalinas, banhada pelos rios Sono e Perdida, a cidade de Rio Sono comemou 38 anos de emancipação política na quinta-feira, 14 de maio. O município, que compõe o território do Parque Estadual do Jalapão, tem como seu maior cartão postal a praia Flor do Jalapão, que tornou-se ponto de encontro dos amigos, ex-moradores da cidade e de turistas que buscam aventurar-se na região. 

Diante da crise mundial ocasionada pela pandemia do coronavirus, e atendendo as recomendações de higiene da Organização Mundial de Saúde, a tradicional festa de aniversário da cidade, bem com a temporada de praia, que acontece no mês de julho, foram canceladas. Apesar de lamentar profundamente, a prefeitura entende que o momento requer cuidados extremos e esclarece que a decisão priorizou a saúde e o bem estar da população.

“O momento é difícil para todos, por isso, é preciso determinação para o enfrentamento deste vírus. Apesar de ainda não haver nenhum caso confirmado em nosso múnicípio, sabemos o quanto devemos cuidar do nosso povo. Acredito e tenho fé que, em breve, retornaremos com nossas atividades normalmente”, destacou o prefeito Itair Martins.

Obras em Rio Sono

Itair Martins assumiu a prefeitura há pouco mais de dois anos. Durante este período, o prefeito enfatiza sua incansável busca por recursos - federais e estaduais - para promover o desenvolvimento econômico e construir obras no município. Ele comemora o andamento das obras realizadas em sua gestão e diz que o maior legado que pode deixar para a população, nesta data de aniversário, é o resultado positivo e concreto do seu trabalho. Para ele “ninguém trabalha sozinho”, e acrescenta, destacando o esforço de sua equipe, “tenho ao meu lado profissionais competentes para elaboração de projetos e agilidade com processos”.

Nova sede da prefeitura

O prefeito falou ainda sobre a inauguração da nova sede da Prefeitura, que aconteceria durante as comemorações do aniversário da cidade, mas que não foi possível devido aos impactos causados pela pandemia, a exemplo do recesso concedido aos funcionários e a dificuldade para a aquisição de material. Por causa disso, a inauguração está prevista para acontecer no mês de julho. A construção, que teve início no final do ano de 2019, conta com uma parte de recurso próprio da município.

Bosque da cidade terá área de lazer

A comunidade também poderá desfrutar de uma área de lazer, dentro do bosque – no centro da cidade - com iluminação noturna eficiente e capaz de resistir por anos. Assim, a mata fechada poderá ser contemplada de forma mais segura. Além disso, serão instalados quiosques e uma passarela será construída para que a população pratique esportes, como corrida, caminha e passeios com a família. A previsão de entrega da obra também está prevista para o mês de julho.

Centro de Eventos

O Centro de Eventos também é uma obra que conta com o apoio do Deputado Vicentinho Junior, através de emenda federal, via Ministério do Turismo, que futuramente contará com oficinas culturais, aulas de música, palestras e capacitações profissionais. “Sinto muito entusiasmo ao olhar para esta obra e vislumbrar um espaço propício para que nossos jovens se tornem mais criativos e se interessem cada vez mais pela arte”, pontuou o prefeito.

Esporte

Amante do futebol, Itair disse que o Campeonato Municipal de Futebol é um dos maiores eventos esportivos e muito esperado pela comunidade, mas que não foi possível acontecer no ano passado devido a precariedade do gramado. “Agora, já está prontinho e verdinho, porém sem data prevista para o campeonato acontecer, por causa da pandemia. Com recurso próprio, com economia feita pela administração, reformamos o campo e vamos dar manutenção diária ao nosso estádio”, ressaltou o prefeito.

Um complexo esportivo, com uma quadra poliesportiva e um campo society estão em fase final e prestes a ser entregues no centro da cidade. “Obras que já são esperadas há muitos anos pela população, finalmente, estamos conseguindo entregar”. A construção conta com apoio de emenda federal do Deputado Vicentinho Junior, através do Ministério do Esporte.

O jogador profissional, Jarlan Pinheiro, disse que está muito feliz pela oportunidade que terão os jogadores de Rio Sono, ”tanto a minha geração como outras gerações não tiveram essa oportunidade e o esporte vai ajudar a tirar muitos jovens do mundo das drogas”, enfatizou. Para Jarlan, a reforma do campo de futebol é de grande importância, “temos um campeonato municipal de alto nível, creio que vai aumentar muito a qualidade do jogo para os atletas e também a comodidade para quem assiste aos jogos. O esporte no Rio Sono só tem a melhorar com esses espaços. A visão do centro da cidade agora é outra, dá gosto ver a finalização do Complexo Esportivo na minha cidade”, finalizou Jarlan. O jogador, que já teve passagem pelo Goiás, Uberlândia, Aparecidense, Patrocinense, Boa Esporte, é referência e destaque do futebol de Rio Sono. Atualmente, Jarlan estava jogando no Aimore, participando do Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão. Devido a pandemia, o jogador está de férias com a família em Rio Sono e conversou com a redação sobre as mudanças positivas na cidade.

Zona Rural e os povoados de Brejo Fundo e Mansinha

Itair relatou da sua grande dificuldade. Rio Sono é um dos maiores municípios em território do Tocantins. Além disso, há dois povoados: Brejo Fundo e Mansinha, que necessitam de atenção especial. “Tenho trabalhado firme para o melhoramento socioeconômico da Zona Rural. Rio Sono é um munícipio forte e com um grande potencial agrícola, creio que será um grande destaque entre os municípios do Tocantins. Recentemente, finalizamos a melhoria da estrada do povoado de Brejo Fundo, que liga à BR 0-10, melhorando assim o acesso a nossa capital”, pontuou Martins

O prefeito encerrou nosso bate papo com uma mensagem de esperança e aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da população. “Cuido dessa cidade como quem cuida de um filho. Realizar e concretizar aquilo que planejamos me deixa muito feliz. Depois que toda essa situação complicada passar, retornaremos nossas atividades e continuaremos com o nosso progresso. Quero agradecer a minha equipe e a todos os moradores de Rio Sono pelo apoio e parceria”, finalizou Itair Martins. (Da Ascom Pref. Rio Sono)