Cidades

SEM MEDO DO CORONAVRUS

Em Pedro Afonso e Tupirama, pessoas desrespeitam quarentena e se aglomeram nas margens do rio Tocantins

24/05/2020 17h41 - Atualizado em 24/05/2020 17h51

Fred Alves

Neste domingo, 24 de maio, de sol forte e muito calor, dezenas de pessoas aproveitaram o bom tempo para curtir o dia às margens do rio Tocantins, nas cidades de Pedro Afonso e Tupirama. Seria algo normal se não estivéssemos no período da quarentena devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Leitores do Portal CNN enviaram fotos e relataram que vários banhistas, de diferentes idades, estavam aglomerados e sem máscaras no antigo “Porto da Balsa, se divertindo e tomando banho. Vale lembrar que, recentemente, a Prefeitura de Pedro Afonso publicou decreto tornando obrigatório o uso do acessório e prevendo multa para quem descumprir a medida.

O mesmo também foi flagrado na margem esquerda do rio Tocantins, em Tupirama.


Várias pessoas também podiam ser vistas passeando de barco no rio Tocantins, e diversos veículos estavam estacionados às margens do rio Tocantins.

A situação vista nas duas cidades causou indignação. “O povo está brincando com uma doença tão letal que é esse Covid-19. E ela está se alastrando cada dia mais por causa do povo que não está nem aí”, disse um leitor, que pediu para não ser identificado.

Casos

Até este domingo, o município de Pedro Afonso já registrou três casos do Covid-19. Já em Tupirama nenhuma pessoa foi diagnosticada com a doença.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, atualmente o Tocantins apresenta 2.591 casos no total, destes, 656 pacientes estão recuperados, 1.883 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 52 pacientes morreram.

Posicionamento

Em nota, a Prefeitura de Pedro Afonso reiterou a importância da comunidade evitar qualquer tipo de aglomeração durante o período da pandemia do novo Coronavírus, conforme determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, do Governo Estadual e, também, de decretos municipais.

“A fiscalização municipal tem trabalhado incansavelmente, mas, diante da disponibilidade de poucos servidores, fica inviável os fiscais estarem em todos os locais ao mesmo tempo. Agindo, prontamente, quando toma conhecimento, por meio de denúncias, dos descumprimentos de determinações que visam a proteção da saúde pública, como ocorreu em várias situações durante este sábado”, diz a nota.

Por último, a gestão municipal informou que fechará as principais vias de acesso aos rios Tocantins e Sono e solicita que a população entenda a atual situação, evite aglomerações e siga todas as recomendações de proteção.

Já a Prefeitura de Tupirama informou que intensificará a fiscalização e o trabalho de conscientização dos usuários.

Leia também

Pedro Afonso é um dos 40 municípios que não promoverão temporada de praia