Por dentro do Agronegcio

EXPERIMENTO

Pesquisa da Coapa avalia sanidade e produtividade de hbridos de milho

18/05/2020 07h47 - Atualizado em 19/05/2020 09h53

Conhecida por fomentar pesquisas com a soja, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), sediada de Pedro Afonso e com atuação em outros 12 municípios tocantinenses, agora também trabalha com experimentos voltados à cultura do milho, grão que tem expandido suas áreas na região.

Na safra 2019/2020 foram implantados dois campos experimentais com área total de 35 hectares. O objetivo é identificar materiais que se adaptem bem à região no que se refere à sanidade e produtividade.

Com ciclo de 120 dias, o plantio do “milho safrinha” ocorreu no final de fevereiro. Já a colheita acontece entre os meses de junho e julho.

Na Fazenda Barragem, em Bom Jesus do Tocantins, de propriedade do cooperado João Fernandes Pereira, conhecido como “João Português”, foram cultivados 35 híbridos, alguns resistentes a lagarta, praga mais comum dos milharais.

Segundo o gerente da Unidade Técnica da Coapa, Eduarte Bonafede, no geral, a lavoura se desenvolve bem, porém a falta de chuva no final da granação (fase de desenvolvimentos dos grãos) pode prejudicar parcialmente os materiais de ciclo mais longo. O mesmo não acontece com os híbridos plantados precocemente, que não apresentam alterações consideráveis. A expectativa é que alguns híbridos produzam até 9 mil quilos por hectare.

As sementes usadas no experimento foram disponibilizadas pelas empresas parceiras LG, Forseed, KWS, Sementes Santa Helena, SeedCorp e Uniggel Sementes.

Colheita individual
Já a Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso, de propriedade do cooperado Luiz Gilberto Ramos, que nas últimas quatro safras foi palco de pesquisas com variedades de soja, recebeu um campo experimental com área de 15 hectares na qual foram cultivados 20 híbridos, todos resistentes a lagartas. Os materiais foram disponibilizados pela Syngenta e Forseed.

“A lavoura está tendo excelente desenvolvimento e realizaremos a colheita individual de cada híbrido para avaliar a produtividade e outros aspectos importantes”, explicou Eduarte Bonafede.

Resultados
Devido à pandemia do Covid-19, período em que os órgãos de saúde orientam que não ocorram aglomerações, a Coapa ainda não definiu se realizará um evento técnico para apresentar os resultados dos experimentos com milho.

Porém, conforme explicou o gerente técnico Eduarte Bonafede, todos os dados da pesquisa serão disponibilizados aos agricultores e demais interessado no assunto por meio dos canais de comunicação oficiais da cooperativa.