Por dentro do Agronegcio

DIREITO

Agrotins 100% lana oficialmente campanha das mulheres rurais no Tocantins

28/05/2020 16h25 - Atualizado em 17/06/2020 09h19

Na manhã do dia 28 de maio, a Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 100% Digital lançou, ao vivo em teleconferência, a campanha Mulheres Rurais no Estado do Tocantins, edição 2020. Participaram do lançamento o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala, o secretário Técnico da Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), Lautaro Viscay, a coordenadora Nacional da campanha Mulheres Rurais, Geise Assis Mascarenhas.

Campanha

No Tocantins, a Campanha é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), por meio da Diretoria da Agricultura Familiar (DAF), tendo como embaixadora Patrícia Rezende. “Dentre as finalidades, a campanha busca dar visibilidade ao poder transformador das mulheres rurais, afrodescendentes e indígenas e sua contribuição para os desafios estabelecidos nos objetivos do desenvolvimento sustentável”, explica a embaixadora.

A campanha é dividida em quatro datas comemorativas e marcos. Todos os anos é lançada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Após isso, as mobilizações acontecem no Dia Internacional das Mulheres Indígenas (05/09), Dia Internacional das Mulheres Rurais (15/10), e no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11).

A campanha é uma iniciativa da FAO, da ONU Mulheres, da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), da Diretoria Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (DGDR-MGAP) – Uruguai, e da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – Brasil.

Leia por Assunto: 100% digital Agrotins 2020