Cidades

LONGEVIDADE

Piauiense que adotou Pedro Afonso como sua terra: Seu Veloso celebra 88 anos de vida

20/07/2020 18h11 - Atualizado em 23/07/2020 19h44

Henrique Lopes

Amigo é aquele que te recebe com um sorriso largo para a conversa do final de tarde na porta da rua, aquele que os conselhos ajudam a refletir sobre a vida e o que irradia alegria quando está com quem ama. São diversas as definições de amigos, uma delas, pode ser vista na figura do comerciante José Pereira Veloso, que no  20 de julho, Dia do Amigo, celebrou 88 anos de vida.

“Seu Veloso” como é conhecido o sapateiro que construiu a família em Pedro Afonso, cidade pela qual é apaixonado, nasceu em julho de 1932, em Oeiras, no estado do Piauí, e chegou à cidade localizada às margens dos Rios Sono e Tocantins aos 23 anos de idade.


Patriarca de uma grande família formada por oito filhos, o sapateiro de alegria contagiante e seriedade única, já foi vereador em Pedro Afonso, mas se dedicou mesmo ao ofício de produzir e consertar sapatos e outros itens para diversas gerações.

Aos 88 anos de idade, dono de uma vitalidade incomum, o aposentado revela o segredo para a longevidade. “Tudo isso pertence a Deus, só Ele que determina assim, mas muitos exercícios, muitas coisas que praticamos durante a vida, como o futebol, ajuda para chegamos a essa idade saudável”.

Apaixonado por esporte, até hoje Seu Veloso ainda anda de bicicleta e afirma que o sedentarismo e algo para ser deixado para trás, por quem quer ter mais anos de vida. “Por mais que eu trabalhasse dentro de casa, nunca deixei de praticar esportes, então isso fez com que eu chegasse aonde eu cheguei hoje”, completa.

Em época de distanciamento social, a tradicional comemoração do aniversário ficará para depois, mas o olhar de quem está atento às mudanças sociais e preocupado com o futuro das gerações se mantém presente em uma das personalidades mais queridas da história recente da cidade de Pedro Afonso.