Cidades

CULTURA E SADE

Prefeitura entrega sede prpria do Museu Histrico de Pedro Afonso e UBS

14/09/2020 16h26 - Atualizado em 16/09/2020 15h14
Prefeitura entrega sede prpria do Museu Histrico de Pedro Afonso e UBS
Fotos: Alex Rodrigues

O prefeito Jairo Soares Mariano realizou na manhã do dia 10 de setembro, a inauguração de duas importantes obras para o município de Pedro Afonso. Devido à pandemia, a entrega ocorreu por meio de transmissão via redes sociais.

Jairo Mariano, acompanhado de alguns secretários municipais e do superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Lucio Alfenas, entregou à comunidade a sede própria do Museu Histórico de Pedro Afonso Frei Rafael de Taggia, no centro e a Unidade Básica de Saúde Seni Benício - UBS IV, localizada no Setor Aeroporto II.

As obras, metas do Planejamento Estratégico de Pedro Afonso, tem como foco valorizar a cultura e a memória local, e garantir ampliação da capacidade de atendimento de saúde, tendo investimentos oriundos de recursos da própria gestão no valor de R$ 843 mil.

Na inauguração da sede própria do museu, construída em um antigo prédio na Rua 26 de Julho, doado pela união, o historiador Fabricio Rocha, um dos idealizadores e responsável pela curadoria do Museu Histórico de Pedro Afonso, que conta com mais de 2 mil peças, frisou a importância do investimento na memória do povo pedroafonsino. “Hoje, o Jairo deixa gravado o seu nome na história de Pedro Afonso, como o primeiro gestor a resgatar a memória da nossa cidade. Este museu já nasce sendo uma referência em todo o país pelo seu acervo, mas principalmente um local onde podemos conhecer a história rica da nossa cidade”, afirmou o historiador.


Responsável pelo processo de doação do prédio do museu, o superintendente do Patrimônio da União, Lucio Alfenas parabenizou a gestão de Jairo Mariano pelas obras desenvolvidas dentro do município. “Hoje vemos aqui uma gestão que investe na cultura do seu povo! Este prédio estava abandonado, sendo um ponto bastante criticado, mas ganhou uma nova vida e hoje guarda as memórias não só de Pedro Afonso, mas de todo o estado”, completou.

 


Já na Unidade Básica de Saúde Seni Benício - UBS IV, a secretária municipal de Saúde, Dilvana Peres, ressaltou a necessidade, nos dias atuais, de se investir em saúde. “Temos nos esforçado, dentro de todo o cenário atual, para levar melhores condições de saúde à nossa população. Hoje entregamos mais uma obra que irá aproximar o serviço de saúde da população, uma unidade com estrutura ampla e que comportará toda uma equipe preparada para prestar o serviço de forma humanizada”, revelou.

Ao falar das obras inauguradas, o prefeito Jairo Soares Mariano frisou a relevância histórica de Pedro Afonso para o Tocantins e a região norte do país. “Um povo que não valoriza a sua história, não consegue pensar no futuro. Hoje temos aqui diversos itens, imagens, objetos, que contam e resgatam a nossa memória. Tenho a honra de ter colaborado para guardar a história de homens e mulheres que construíram Pedro Afonso e parte do antigo sertão do norte de Goiás e do Tocantins”, destacou ao dizer que o museu, que leva o nome do fundador de Pedro Afonso, é uma das obras mais significativas da sua gestão, pois narra toda a história do povo de Pedro Afonso para as próximas gerações.

Já sobre a Unidade Básica de Saúde Seni Benício (que recebeu esse nome em homenagem a uma enfermeira que prestou relevantes serviços em Pedro Afonso) - UBS IV o gestor municipal reafirmou o compromisso com a saúde do município. “Somos atualmente a segunda melhor saúde do estado do Tocantins e queremos continuar ofertando um serviço de qualidade a todos os cidadãos. Entregamos uma UBS no ano passado, localizada na zona rural, estamos entregando agora no Setor Aeroporto II e temos mais uma para ser entregue também na zona rural. Isso mostra a importância que temos dado à saúde, principalmente nessa época de pandemia”, completou Jairo Mariano.