Poltica

COMPROMISSO

Presidente Jair Bolsonaro diz que obra da BR-235 sair do papel

08/10/2020 11h14 - Atualizado em 23/10/2020 14h33

Henrique Lopes

Um dos sonhos de gestores, produtores rurais e cidadãos da região centro-norte do estado do Tocantins, a conclusão do trecho da BR-235 – conhecida em nossa região como estrada da CBPO –, no trecho que liga Pedro Afonso até Alto Parnaíba (MA) teve sinal verde declarado pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de vídeo divulgado nas redes sociais (confira abaixo).
 


Ao lado do senador Eduardo Gomes (MDB/TO), líder do governo no Congresso, o presidente afirmou que os recursos para abertura e pavimentação do trecho, que totaliza 160 quilômetros, já estão garantidos.

No vídeo, o senador Eduardo Gomes ressalta o compromisso feito com o Movimento Pró-BR-235 e os trâmites para que a obra seja executada. “Há dias fiz um compromisso com o grupo da BR-235 em lutar junto ao Governo Federal para a realização dessa grande obra que será a redenção para o centro do país, ligando o nordeste aos pontos de exportação e dando ao Matopiba a verdadeira condição de escoar a sua produção”, afirmou ao mencionar os diálogos com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes, o senador Márcio Bittar e o presidente da república.

Ainda no vídeo, o presidente Jair Bolsonaro destaca que o recurso para execução já foi alinhado com o governo. “Só faltou uma coisa, que a emenda de bancada autorize eles, o mais importante, o recurso, já tá garantido. Então, já acertaram com o governo, com o ministro da infraestrutura Tarcísio. Todo mundo conhece o seu potencial, então dizer a todos que se Deus quiser essa obra saída do papel par a realidade”, completou o presidente.

BR-235
A BR-235 tem quase 1.800 km de extensão, vindo do leste brasileiro da capital Aracajú (SE) ao encontro no oeste do Campo de Provas Brigadeiro Veloso, em Novo Progresso (PA). Perpassa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Em solo tocantinense, percorre os territórios dos municípios de Araguacema, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Colméia, Tabocão, Goianorte, Guaraí, Lizarda, Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.

No que se refere às obras, a BR-235 já encontra-se praticamente conclusa nos territórios dos estados de Aracajú, Bahia e Pernambuco, e em solo piauiense vem sendo trabalhada. No Maranhão, a rodovia federal ainda não está pavimentada, e no Tocantins, o asfalto existe entre Pedro Afonso e o entroncamento da BR-153.

30 anos
Já o trecho entre Pedro Afonso (TO) e Alto Parnaíba (MA) é um caso que se arrasta por mais de 30 anos. Por três décadas apenas 80 quilômetros da estrada de terra foram abertos nesse trecho e no restante do caminho apenas marcações, piquetes e estradas vicinais que foram feitas pelos próprios moradores, produtores rurais e prefeituras.

Leia também:

Ministro e senador firmam compromisso para conclusão de trecho da BR-235