Educao e Cultura

PEDRO AFONSO

Parceria entre pais e professores garante aprendizagem durante pandemia

07/08/2020 18h50 - Atualizado em 13/08/2020 09h22

O elo entre família e escola, fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tem sido fortalecido desde a retomada das aulas remotas ocorrida, no início deste mês, na rede municipal de ensino de Pedro Afonso.

Em meio ao cenário caótico desenhado pela pandemia para a educação em todo o país, a cidade tem se reinventado frente aos novos métodos de ensino que buscam principalmente, de forma criativa, levar mais aprendizado às crianças com foco no bom relacionamento com as famílias.

O bom resultado da parceria entre escola e família já pode ser visto na primeira semana após a retomada do calendário escolar no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Mãe Helena, onde, com muita criatividade e determinação, os professores elaboraram técnicas inovadoras de ensino e com o apoio dos pais cumprem a missão de educar com a qualidade.

Ao todo, 170 crianças são atendidas nas turmas de maternal da unidade nos períodos matutino e vespertino. Durante a retomada das aulas, um dos focos principais é o diálogo com a família e a inovação, para que as crianças, com idade de 3 anos, possam aprender com maior facilidade.

“Quando vim pegar o material da minha filha, que faz o maternal, estava tudo muito bonito e organizado, tudo explicado para que a gente tenha o suporte necessário nas orientações em casa. Fora a atenção das professoras, um destaque a mais”, afirmou a empresária Tânia Fernandes.

“O esquema tem sido essencial para que o estudo em casa funcione. Tenho conseguido fazer uma rotina sem estresse para minha filha e pra mim, o tempo de atenção e interação com a atividade é suficiente e o aprendizado tem acontecido”, declarou a fonoaudióloga Raquel Maranhão Sá de Andrade.

Trabalho em equipe

De acordo com a professora Tatiana Bernardes, o planejamento foi feito por toda a equipe , dando continuidade às atividades aplicadas dentro da sala de aula, mas com foco em exercícios que levem ludicidade às crianças. “A nossa preocupação era que as crianças tivessem todo o suporte para desenvolver nossas tarefinhas e voltar a ter uma rotina de aprendizagem. Estamos nos reinventando, nos tornando princesas e fadas, mas o retorno está sendo espetacular. As famílias superaram as nossas expectativas 100% no acompanhamento do progresso das crianças”, avaliou a educadora.

Para a gestora do Cemei Mãe Helena, Regianne Alves, o momento é de aprendizado e diálogo entre professores e pais. “Com o retorno às aulas de forma remota, veio um novo desafio a todos nós educadores, desafio este que tem sido também aprendizado para todos nós. Felizes estamos com o retorno e podermos juntamente com as famílias levar educação a cada criança. Quero parabenizar o empenho de cada educador nessa nova missão e também as famílias que, juntamente conosco, tem somado esforços, pois juntos somos mais fortes”, avaliou.