Segurana e Justia

VTIMAS RECLAMAM

Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama j tiveram 17 motocicletas furtadas ou roubadas em 2020

03/12/2020 17h21 - Atualizado em 08/12/2020 17h49

Henrique Lopes

A reportagem do Portal CNN apurou, com exclusividade, que de 1º de janeiro deste ano até o último dia 1º de dezembro, a 8ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Pedro Afonso, registrou 17 furtos/roubos de motocicletas em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. Deste total, 12 veículos foram recuperados, sendo que parte já foi devolvida aos seus proprietários e outra aguarda no pátio da corporação para devolução. 

Já o 3º Batalhão de Polícia Militar contabilizou 12 crimes desta natureza, somente em Pedro Afonso, sendo que todas as motos foram recuperadas e entregues aos legítimos donos. A Polícia Militar informou que oito pessoas, entre elas adolescentes, foram detidos por envolvimento com os furtos/roubos ou receptação das motocicletas.

Insegurança
O crime mais recente ocorreu na manhã da quinta-feira, 3. A estudante Fabiana Reis Silva fo visitar a tia no Setor Castanheiras, em Pedro Afonso, deixou sua moto estacionada na porta de casa, e quando saiu a mesma havia desaparecido. Indignada, ela reclamou da atuação das forças de segurança e atribuiu o problema à falta de efetivo policial. “A polícia não tem efetuado um bom serviço na segurança da comunidade, mas na verdade o efetivo deles é mínimo. É quase impossível fazer um bom trabalho”, lamentou.

Outra vítima de criminosos, a professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Daniele Forgiarini também reclamou da insegurança. Ela teve sua moto furtada na tarde da última segunda-feira, 30 de novembro, na porta do seu local de trabalho. “O que posso dizer é que não sabemos mais o quê fazer. Parecemos marionetes nas mãos desses bandidos. A insegurança está assolando a todos nós que até uns dias atrás vivíamos em uma cidade privilegiada, podíamos dormir de portas abertas, que nada acontecia. Agora temos medo de sair na rua. Eu pergunto, até quando vamos viver em um lugar onde parece que a lei não funciona?”, questionou a educadora que não tem pistas sobre o paradeiro do seu veículo e foi informada que seu veículo teria sido usado por bandidos em um furto no Setor Canavieiras, em Pedro Afonso.

Providências
Subcomandante do 3º BPM, o major Aderlan Pereira Santana informou que os militares intensificaram o patrulhamento para tentar coibir a prática desses crimes, porém não existiria uma área de atuação específica dos criminosos, dificultando a prevenção. “As prisões têm ocorrido com frequência, porém dos oito presos e apreendidos em Pedro Afonso, quatro são menores de idade e não permaneceram detidos, sendo suspeitos de repetirem os atos criminosos juntamente com os maiores que já tenham sido postos em liberdade”, afirmou.

Já o delegado Wlademir Costa Mota Oliveira informou que investigações da Polícia Civil apontaram que existia na região um grupo de jovens que praticava os furtos/roubos para trocar por substâncias entorpecentes, realizar roubos e outros delitos, e até mesmo comercializar peças e utilizar os veículos em trilhas. Ainda segundo ele, parte do grupo foi desarticulada com a prisão de alguns integrantes, e o principal receptador, um traficante, também foi preso com uma das motos antes que a levasse para a cidade de Colinas do Tocantins.

“A Polícia Civil vem trabalhando diuturnamente para a recuperação dos veículos subtraídos e na apuração da materialidade, circunstâncias e indícios de autoria dos infratores para o devido esclarecimento de cada caso que lhe é apresentada”, completou o delegado.

Leia também:

Funcionária da APAE de Pedro Afonso tem moto furtada durante horário de trabalho