Por dentro do Agronegcio

NOVO PASSO

Coapa passa por auditoria externa para aprimorar gesto e atender normas do mercado

24/09/2020 09h22 - Atualizado em 24/09/2020 10h35

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) deu mais um passo importante no aprimoramento da sua gestão e governança. Começou nesta semana, a primeira etapa da auditoria externa – também conhecida como auditoria independente – que vai avaliar seus dados contábeis e outros aspectos administrativos.

O trabalho realizado pela Prado Suzuki, consultoria matogrossense com larga experiência em auditoria de cooperativas e empresas do agronegócio, vai examinar e atestar a integridade e veracidade das contas da cooperativa, que tem sede em Pedro Afonso e atua em outros 12 municípios tocantinenses.

Na primeira etapa, que tem previsão de durar três semanas, os consultores Arnon Locks, Vinicius Ávila e Alexandre Olegimi realizam uma imersão em todas as unidades da Coapa na busca de dados e impressões que subsidiarão o trabalho.

O intuito é que ao final da auditoria externa, a Prado Susuki emita um parecer atestando que a Coapa atende os princípios fundamentais e as normas da contabilidade do país, e do IFRS (International Financial Reporting Standards) – modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e de fácil interpretação em diferentes países.

Ao falar da iniciativa, o presidente da Coapa, Ricard Khouri, explicou que a auditoria externa está diretamente ligada à importância de legitimização da gestão de uma cooperativa. Ainda segundo o dirigente, o trabalho realizado servirá para passar aos cooperados e todos os parceiros da Coapa, a confiabilidade dos números apresentados da gestão, e também pode ser útil para eventuais correções de estratégias planejadas.

Já o gerente-geral Nelzivan Carvalho Neves destacou que a auditoria externa é importante para avaliar se todos os processos previamente estabelecidos estão dentro do planejamento estabelecido pelo Conselho de Administração da Coapa. Ele ainda ressaltou que todos os colaboradores estão orientados e preparados para fornecer as informações solicitadas pelos consultores da Prado Susuki.

Para o gerente administrativo/financeiro (controller), Vinicius César, a Coapa espera com a auditoria externa aumentar ainda mais a credibilidade dos seus processos e á transparência dos resultados apresentados, além de validar que está preparada para crescer em todos os aspectos, e entrar de vez no mercado mundial de grãos.

“A auditoria externa para a Coapa será um direcionador do cumprimento dos processos e da nossa contabilidade em relação ao que exige o mercado internacional. Atualmente, as instituições financeiras, empresas exportadoras de grãos e fornecedores avaliam a parte legislativa. O balanço contábil auditado valida todas as nossas operações financeiras, como vendas e compras, e ações na área de recursos humanos, mostrando que a Coapa segue a legislação brasileira e as leis internacionais”, afirmou Vinicius César.