Cidades

LIMPEZA URBANA

Moradores reclamam da falta de coleta de lixo; Prefeitura de Pedro Afonso assume enquanto contrata nova empresa

13/01/2021 17h03 - Atualizado em 18/01/2021 16h30

Fred Alves

Desde o início desta semana, moradores de diferentes bairros procuram o Portal CNN para reclamar da falta e do atraso na coleta do lixo doméstico.

Conforme um morador, que pediu para não ser identificado e enviou fotos do lixo acumulado, na Rua 7, no Setor Bela Vista II, a coleta não é realizada há uma semana, o que provoca muito mau cheiro e acúmulo de insetos. Ainda segundo ele, até o final de 2020 o recolhimento do lixo acontecia nas segundas e quartas-feiras.

"Aqui no centro não tem mais dia certo do caminhão passar pra pegar o lixo", disse uma moradora, que não também optou em não ter o nome citado pela reportagem.

Providências 

Em nota enviada ao Portal CNN, a Prefeitura de Pedro Afonso, através da Secretaria de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Turismo e Serviço, reconheceu que alguns bairros têm sofrido atraso/mudança no horário da coleta de lixo, e que medidas estão sendo tomadas para sanar o problema.

Conforme informado, a coleta de lixo no município era realizada por uma empresa terceirizada, que teve o contrato encerrado ao final de 2020, e desde então, a gestão busca cumprir o cronograma de forma emergencial para contratação da empresa para prestação dos serviços. Para minimizar o problema, desde a última segunda-feira, 11, o recolhimento do lixo doméstico vem sendo feito por equipes da prefeitura.

Ao dizer que “algumas mudanças trazem transtornos à população, mas são necessárias para melhoria no atendimento”, a Prefeitura de Pedro Afonso pediu a compreensão e solicitou da população auxilie, entrando em contato pelo telefone (63) 9 8499-2527 ou pelas redes sociais do governo municipal, e informe locais onde ocorra atraso na coleta.

“A gestão municipal pede, ainda, a colaboração dos pedroafonsinos para que descartem corretamente o seu lixo, com uso de sacos descartáveis, além da atenção aos dias e horários de coleta, evitando que o lixo fique exposto nas ruas”, conclui a nota.