Educao e Cultura

APLAUSOS

Escritor pedroafonsino Valdy Soares comemora reconhecimento

10/02/2021 15h58 - Atualizado em 20/02/2021 12h41

Mavi Alves Costa e Silva

De volta a Pedro Afonso, após um período viajando, o escritor Valdy Soares fez contato com a reportagem do Portal CNN para falar da moção de aplausos recebida na Câmara Municipal de Pedro Afonso, no último dia 28 de dezembro.

A honraria foi proposta pelo então vereador Pedro Belarmino (PTB), que na época destacou a integridade do escritor e sua contribuição à cultura local.

Ao falar do seu sentimento pelo reconhecimento, o autor evangélico lembrou que Jesus mesmo disse que quase ninguém é honrado na sua própria cidade. “Eu queria agradecer a Câmara de Pedro Afonso, aos amigos e a imprensa, porque todos vocês colaboraram para eu receber esse reconhecimento”, disse com sua simplicidade habitual.

Com uma vasta produção literária (veja mais no final da matéria), Valdy Saores tem um livro em fase final para publicação, e está escrevendo outro.

Trajetória

Filho de agricultores, Valdy Soares é natural de Pedro Afonso, onde nasceu em 26 de agosto de 1949, no Sítio São José, nas margens do Rio do Sono. Como policial militar trabalhou em Pedro Afonso, Dois Irmãos, Tocantínia, Guaraí, e ainda nos estados de Goiás e Pará. Atualmente vive em sua cidade natal, mas sempre viaja para divulgar seu trabalho em outras cidades.

Depois de participar da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, em 2011, Valdy Soares ficou conhecido como “Poeta do Cabide”, por usar um cabide simples para acomodar livros de cordel de sua autoria que comercializa pelas cidades e eventos literários.

Entre os livros que publicou estão A.B.C em Versos - Minha Vida em Novo Acordo, História de Carro Velho - Captada em Pedro Afonso, Mãe Maldita, Vida de Garimpeiro, Vida de Prostituta e Exemplo de Honestidade, Redenção - da Fundação a Emancipação, Pegadinhas I, Outros (as) Pais & Mães, Pegadinhas II, e o Resgate (História da cidade de Santa Maria das Barreiras).

Credenciado pela Ordem Brasileira de Poetas da Literatura de Cordel (OBPLC), com o número de registro 457, Valdy Soares também escreve em outros estilos como a embolada escrita, causos e contos, pegadinhas, além de compor músicas nos mais diversos estilos.