Educao e Cultura

PROTAGONISMO

Programa A Unio Faz a Vida forma professores em Pedro Afonso

06/03/2021 17h16 - Atualizado em 12/03/2021 17h49

Fred Alves

Dezesseis associados da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) participaram nos dias 5 e 6 de março, da Habilitação Inicial dos Professores do programa “A União Faz a Vida”, iniciativa do Sicredi MS/TO.

Durante a formação, que teve duração de 16 horas e foi ministrada pelo assessor do Sicredi Paulo Brum e a assessora pedagógica do programa A União Faz a Vida Regina Simião, ocorreram atividades teóricas e práticas, inclusive com visitas a empresas e pontos históricos e turísticos de Pedro Afonso.

Agora, os educadores estão habilitados a aplicarem a metodologia interdisciplinar que promoverá atitudes e valores de cooperação para os 135 alunos do jardim ao 9º ano do ensino fundamental da escola. A formalização da participação da Coed no programa está prevista para acontecer ainda neste semestre.



Gestora da instituição de ensino, Gleide Américo de Azevedo Maciel destacou que a participação no programa vai reforçar ainda mais os valores cooperativistas da Coed, além de despertar a criatividade dos alunos.

“Esse projeto faz a criança pensar, descobrir e realizar”, disse Paulo Brum.

Para o gerente da agência do Sicredi em Pedro Afonso, Luiz Eduardo, o programa trará benefícios para toda comunidade ao ajudar na introdução de temas como cidadania e empreendedorismo, na educação escolar. “Vamos contribuir para formar cidadãos conscientes e atuantes na sociedade”, disse o cooperativista.

Programa
O programa “A União Faz a Vida” foi desenvolvido, em 1995, para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, pais e da comunidade.

Atualmente envolve mais de 3 milhões de crianças e cerca de 100 mil educadores, em mais de 2 mil escolas de 12 estados brasileiros.