Poltica

EX-PREFEITO DE PEDRO AFONSO

Jairo Mariano assume Agncia do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa

02/02/2021 18h09 - Atualizado em 08/02/2021 11h56

O prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos (2013 a 2016/2017 a 2020), Jairo Soares Mariano (PDT), assumiu a presidência da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), no dia 2 de fevereiro.

Ele substitui Tom Lyra, que seguirá a frente da pasta da Indústria e Comércio, que acumulava com a Adetuc.

Jairo Mariano também presidia a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), cargo do qual se licenciou para ocupar a nova função.

Ainda nesta terça-feira, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM) anunciou trocas no comando-geral da Polícia Militar e também em pastas do primeiro escalão do governo. A nova equipe de Carlesse mistura nomes que já tiveram passagens pelo governo e também novos aliados.

Na PM, com a saída do coronel Jaizon Veras Barbosa, quem vai assumir o posto de comandante é o coronel Júlio Manoel da Silva Neto, ex-chefe da Casa Militar do estado. A mudança ocorre durante o andamento do concurso que vai selecionar mil novos soldados para a PM do Tocantins. O coronel Jaizon Veras irá para a reserva remunerada da PM.

A Secretária de Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas, que estava sem titular, fica com o ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade Costa. Ele é irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, e foi derrotado nas últimas eleições municipais quando tentou reassumiu a prefeitura de Porto Nacional.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento será dividida em duas. O atual titular, Sandro Armando, segue no comando da área da Fazenda e a nova pasta do planejamento fica com Sergislei Silva de Moura.

Os anúncios foram feitos no Palácio Araguaia e as mudanças deveM ser publicadaS no Diário Oficial desta terça-feira. Durante o mês de janeiro o governo também fez mudanças na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins, Secretaria de Defesa Agropecuária (Adapec) e Secretaria do Meio Ambiente, além de trocas na governadoria e no próprio gabinete do governador.

Perfil

Jairo Mariano
 


O novo presidente da Adetuc é formado em Ciências Contábeis, com especialização na área da Administração. Possui larga experiência de gestão, tanto na esfera pública quanto privada. Foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos; ocupou a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por duas vezes e foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo o primeiro gestor público tocantinense a ocupar o cargo. Também foi presidente do Consórcio Delta do Tocantins e do Território Nordeste do Tocantins, além de ter ocupado a chefia de gabinete da Presidência e a Gerência de Defesa do Setor Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Atuou em diversos conselhos, como o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conselho de Distribuição do ICMS do Tocantins, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, o Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins, ambos no Sebrae e, ainda, o conselho na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Também integra o Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISSQN.

Sergislei Silva de Moura

É servidor público efetivo há 20 anos, tem formação em Gestão Pública e tecnólogo em Gestão Contábil, captação de recursos de convênios federais e operação de crédito interna e externa. Trabalhou na Fundação UNITINS entre o período de 1993 a 2002 nas áreas de contabilidade e gestão e prestação de contas de convênios federais; e na Secretaria da Saúde no período de 2002 a 2009, como coordenador e diretor da área de captação de recursos de convênios e repasse fundo a fundo do SUS. Trabalhou na Secretaria de Planejamento e Orçamento no período de 2009 a 2018, como diretor e superintendente nas áreas de captação de recursos de convênios e operação de crédito Interna e externa, atuando também na área de emendas parlamentares federais e estaduais.

Otoniel Andrade

Otoniel Andrade Costa é formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Em 1990 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1994 como o deputado mais votado no Estado do Tocantins. Foi prefeito de Porto Nacional por três mandatos (1997-2000, 2001-2004 e 2013-2016). Entre 2008 e 2009 foi superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral no Tocantins. Também foi superintendente da Valec (Tramo Norte) nos anos de 2009-2010.

Silva Neto

Júlio Manoel da Silva Neto é coronel da Polícia Militar do Tocantins, onde ingressou em 1998. Possui especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Militar do Estado de Goiás; pós-graduação em Altos Estudos de Segurança Pública pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás e de Polícia Judiciária Militar pela Unitins. Foi secretário-chefe da Casa Militar do Tocantins; comandou a 1ª e 2ª Companhias do 1º BPM, em Palmas; 3ª Companhia do 8º BPM, em Paraíso; 4ª CIPM, em Araguatins; 5ª CIPM, em Tocantinópolis; 2º BPM, em Araguaína. Foi Subcomandante do 5º BPM, em Porto Nacional; da Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas; do 1º BPM, em Palmas.

Foi oficial R/2 de Infantaria do Exército Brasileiro, servindo no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado em Maceió. Foi Comandante do 1º Grupo do 4º Pelotão da Companhia Fox Uno, no Rio de Janeiro (Operação Rio I); do 2º Pelotão da Companhia Fox III, no Espírito Santos (Operação Reconquista II) e Oficial Auxiliar do Fiscal Administrativo Base de Comando Fox IV, no Rio de Janeiro (Jogos Pan Americanos e Para-Panamericanos). Também foi condecorado com a Medalha do Mérito Policial Militar pela Polícia Militar de Alagoas, Medalha do Sesquicentenário pela Polícia Militar de Goiás, Medalha de 10 anos pelos relevantes serviços prestados a Polícia Militar do Tocantins, Medalha Amigos da Marinha e Diploma de Amigos do Espírito Santo.


Presenças

A solenidade contou com a participação dos secretários de Estado, prefeitos, vereadores, além dos deputados estaduais Olintho Neto, Fabion Gomes e Cláudia Lelis. (Com informações do G1 Tocantins e da Secom-TO)