Cidades

PASSE CERTO

Projeto do jogador Thiago Mendes e de sua esposa leva donativos e ateno para famlias

04/04/2021 10h02 - Atualizado em 07/04/2021 17h45

Fred Alves

A Páscoa chegou mais cedo para 30 famílias da cidade de Pedro Afonso. Elas receberam cestas básicas e ovos de chocolate na manhã de 1º de abril. A iniciativa faz parte do projeto Passe Certo, idealizado pelo jogador de futebol Thiago Mendes, atualmente no Lyon da França, e sua esposa Kelly Mendes, digital influencer que tem mais de 35 mil seguidores nas redes sociais.

A entrega ocorreu no centro e nos setores Portelinha e Canadá, esse último habitado, em sua maioria, por pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação contou com a participação de voluntários do Clube de Mães de Pedro Afonso, do Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), da Pastoral da Criança e da Loja Maçônica Estrela do Planalto nº 12, que, mesmo com a chuva forte, não mediram esforços para entregar os donativos.

A ação foi marcada pela expressão de felicidade das crianças e famílias, muitas formadas por pessoas que sofrem com a falta de emprego neste momento que o mundo atravessa. “Esses alimentos vão ajudar muito aqui em casa, pois não está sendo fácil comprar comida com essa pandemia”, disse o pedreiro Dheyson dos Santos Lima que vive em um pequeno barraco com a esposa e sete filhos pequenos.

O funcionário público estadual Fransber Oliveira coordenou a iniciativa realizada em Pedro Afonso e, com alegria, avaliou o trabalho. “Sou amigo do Thiago e da Kelly e fui convidado a organizar a ação de Páscoa do projeto Passe Certo. Sinto grande satisfação em participar de ações neste sentido na qual ajudamos famílias que, neste momento, estão precisando muito. A alegria das famílias ao receberem os alimentos, e das crianças os ovos de Páscoa, não tem preço", comentou ao agradecer o trabalho dos voluntários e assegurar que todas as medidas preventivas de combate à Covid-19 foram tomadas durante a atividade.



Alegria em ajudar

Em entrevista direto da França, o volante Thiago Mendes, que junto com a esposa Kelly criou o projeto social para ajudar famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, falou da satisfação em contribuir com quem precisa. “Em meio a essa pandemia estamos tentando suavizar as dificuldades do isolamento através de ações sociais, apoiando os profissionais que estão na linha de frente, levando alimentos aos mais vulneráveis e um pouco de alegria em forma de chocolate para as nossas crianças e adolescentes”, disse Thiago Mendes, que conheceu Pedro Afonso por meio de sua esposa.

O jogador já esteve no município por duas vezes, participou de pescarias e fez amigos. Ele iniciou sua carreira no Goiás, foi projetado pelo São Paulo, e de lá foi vendido ao Lille e, há duas temporadas, atua pelo Lyon, um dos grandes times do futebol francês.

Futuro melhor
 


O projeto Passe Certo começou suas atividades em 2019 e tem como objetivos principais alcançar cada vez mais pessoas através do esporte e possibilitar um futuro melhor para crianças e famílias que, muitas vezes, não têm nenhuma perspectiva de vida.

A primeira atividade foi realizada no dia 4 de julho daquele ano, quando 160 crianças e adolescentes de Juazeiro do Norte (CE), onde os idealizadores têm amigos, participaram de um dia de lazer. Na mesma data, em outra iniciativa que ganhou o nome Passe Certo Mulheres, aconteceu uma palestra sobre saúde da mulher e atendimentos estéticos para aumentar a autoestima das participantes.

“Essa é uma ferramenta importante para proporcionar melhor integração e, assim, potencializar o desenvolvimento e o amor ao próximo”, destacou Kelly Mendes, lembrando que neste ano, durante a Páscoa, além de Pedro Afonso, já foram atendidas famílias de Palmas (TO) e no próximo domingo, 4, chega a Juazeiro do Norte.