Educao e Cultura

DILOGO ABERTO

Sintet e Prefeitura de Bom Jesus discutem pagamento de retroativos a educadores

15/04/2021 14h50 - Atualizado em 18/04/2021 08h28

O Sintet (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins) Regional de Guaraí, através da presidente Iolanda Bastos, participou de uma reunião no dia 13 de abril, com o prefeito de Bom Jesus, Paulo Hernandes, e a secretária municipal de Educação, Itamar Batista, para tratar da pauta da educação (data-base 2021, retroativos da data-base 2019, concessão da progressão vertical e do cumprimento do PCCR [Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração]). Também participaram da reunião, o diretor regional Osvaldino Mourão e o Secretário de Assuntos Municipais, Joelson Pereira.

Após Iolanda Bastos apresentar as reivindicações da categoria, o prefeito Paulo Hernandes pediu um prazo até 30 de junho de 2021, para apresentar uma proposta de pagamento de toda a pauta, para iniciar os pagamentos até dia 10 de julho. O prefeito alegou que precisa consultar o jurídico e a assessoria contábil sobre o impacto na folha de pagamento, e também afirmou que há uma sobra do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) 60% que está em caixa para pagar o retroativo da data-base 2019, porém o valor ainda não é suficiente para pagar todos os trabalhadores.

Segundo a secretária de Educação, Itamar Batista, “o PCCR precisa de uns ajustes”, e o Sintet vê como pertinente, já que o Novo Fundeb traz mais recursos para a Educação, dessa forma ficou acordado que será instituído uma nova comissão de avaliação e acompanhamento do PCCR.

“Enquanto não houver as alterações no PCCR, deve ser cumprido o PCCR que está em vigência para que a categoria não fique prejudicada nos seus direitos, quanto mais o tempo passa sem cumprir com o plano de carreira mais vai gerando retroativos a pagar à categoria”, disse Iolanda Bastos.

Os diretores sindicais também realizaram uma agenda com visita aos professores em busca de ouvir e repassar os informes para a categoria. (Com informações do Sintet)