Segurança e Justiça

MUDANÇA

Mulheres são transferidas para Miranorte após fechamento da Unidade Prisional de Pedro Afonso

11/09/2021 11h12 - Atualizado em 12/09/2021 15h04

Francisco Pimentel 

A Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso foi desativada no dia 3 de setembro. Em nota, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que o fechamento foi baseado no Plano de Reestruturação, Reaparelhamento e Readequação do Sistema Penal que qualifica, calcula e distribui vagas, com vistas a promover a assistência educacional, material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa, e também promover trabalho, com a finalidade educativa e produtiva com ênfase na mulher encarcerada.

Ainda conforme a pasta, as nove mulheres privadas de liberdade custodiadas na unidade de Pedro Afonso foram transferidas para a Unidade Penal Feminina de Miranorte. “Unidade preparada para a execução da pena voltada para a assistência específica da mulher e, logo que passado o período de quarentena, serão realizadas ações de interação, acolhimento, saúde, entrega de kits e atividades religiosas”, diz a nota enviada pelo órgão estadual responsável pelas unidades prisionais do Estado.



A reportagem do Portal CNN esteve nas instalações onde funcionava a Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso e constatou que parte do telhado foi retirada. Questionada sobre a situação, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça comunicou que alguns itens da infraestrutura estão sendo retirados para serem reaproveitados na ampliação de outras unidades penais, e que o prédio será reformado com mão de obra prisional e devolvido para Secretaria de Estado da Segurança Pública e Polícia Civil do Estado do Tocantins.


 

VEJA TAMBÉM: