Cidades

MOBILIZAO

Prefeitos discutem criao do consrcio intermunicipal

23/04/2012 10h10 - Atualizado em 23/04/2012 10h10

Em reunião na manhã de sexta-feira, 20 de abril, no auditório da Faculdade Guaraí (FAG), prefeitos e representantes de 14 municípios participaram da primeira reunião para criação de um consórcio público intermunicipal.

Os prefeitos presentes assinaram coletivamente o protocolo de intenções do consórcio que terá uma atuação ampla que vai desde a abertura e conservação de estradas, limpeza urbana, gestão ambiental e tratamento de lixo, dentre outras áreas. Os consórcios intermunicipais contarão com apoio do governo do Estado que vai disponibilizar patrulhas mecanizadas além de recursos para manutenção durante os primeiros dois anos de funcionamento da entidade.

Os 14 prefeitos que compareceram ao evento, representam os seguintes municípios: Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Guaraí., Lajeado, Lizarda, Miranorte, Pedro Afonso, Recursolândia, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.

Consórcios do Tocantins

O projeto Consórcios do Tocantins é uma iniciativa do governo Estado por meio da Secretaria das Cidades que orienta os prefeitos a atuarem em conjunto na busca de solução para problemas comuns. A meta do governo é criar seis consórcios que compreendem todos os 139 municípios tocantinenses. O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Recursos Hídricos do Sudeste do Tocantins foi o primeiro a ser criado.