A Festa da Manga em Tupirama celebra não apenas a diversidade das variedades de manga, mas também o compromisso com a preservação e a valorização da fruta que é parte da identidade do município, conhecido como a Capital da Manga.
Neste sentido, a Prefeitura de Tupirama realizou, de 13 a 15 de novembro, a 21ª edição do evento. A programação repleta de atividades reuniu moradores da cidade e visitantes.
RIQUEZA DE VARIEDADES
O momento mais aguardado, a Exposição de Espécies de Mangas, apresentou 35 variedades, em sua maioria doadas por moradores da área rural de Tupirama, incluindo algumas raras na região, como a Brasil, Tomate e Foice,
Ao final, o público pode ficar com exemplares das mangas expostas.
SABORES EM DESTAQUE
O II Festival Gastronômico Sabores da Manga premiou os melhores pratos. A vencedora foi Simaria Pereira da Silva dos Santos, com o ceviche de manga. Regina Oliveira Bezerra conquistou o segundo lugar com o filé flambado à moda de manga. Já Raimunda Oliveira Bezerra ficou na terceira colocação com pão rústico com frango ao molho de manga.
Os vencedores receberam troféus, certificados e prêmios em dinheiro.
Para Simaria, que havia sido vice-campeã em 2023, a festa valoriza a manga, considerada cartão postal da cidade, e mantém viva a tradição local.
HAJA APETITE!
Outro momento que chamou atenção do público foi o II Concurso Comedores de Manga. Marcado por muito bom humor e torcida animada pelos competidores, o evento como o próprio nome já diz, premiou quem comia mais mangas. Entre os homens, Dalvan da Silva Aguiar saiu vitorioso ao consumir 29 mangas. Já competição feminina, Maria de Fátima, que comeu 19 fruta, foi bicampeã.
Os vencedores também foram agraciados com troféus, certificados e prêmios em dinheiro.
FEIRA DA COLHEITA
Integrando a 21ª Festa da Manga, o Ruraltins promoveu a 20ª Feira da Colheita, movimentando o comércio local e fortalecendo a agricultura familiar. Produtos como ovos caipira, mandioca e doces reforçaram a diversidade agrícola. A feira também apresentou inovações tecnológicas, como o sistema de hidroponia e o bag fish, para criação de peixes em tanques elevados, atraindo a atenção pela sustentabilidade.
COPA DA MANGA
Na final da I Copa da Manga, Tabocão venceu Pedro
Afonso por 2 a 0, em uma competição que também contou com os times de Tupirama
e Bom Jesus do Tocantins.
TRADIÇÃO E PRESERVAÇÃO
Ainda durante o evento, a gestão municipal anunciou a produção de mudas a serem doadas à população e plantadas em áreas urbanas e rurais, garantindo que a tradição e a diversidade das mangas do município continuem vivas por gerações.
O prefeito Ormando Brito destacou a relevância da festividade para os tupiramenses: "A Festa da Manga é um orgulho para Tupirama! Não é apenas um evento, mas um compromisso com nossa história e com a preservação das espécies que tornam nossa cidade única. Valorizamos a tradição e a cultura que representam a essência de nossa comunidade e buscamos preservar essa riqueza natural para o futuro".
O comerciante de Pedro Afonso Jeberson Fagundes foi ao evento com a família e comentou sobre a força da tradição da Festa da Manga. "O que mais me chama a atenção, além da enorme variedade de mangas, é o compromisso da comunidade em fazer a festa. A variedade de mangas e seus derivados encanta, mas o espírito da tradição é o mais perceptível," afirmou.
Veja Também