Aproveitando as férias que coincidiram com sua aposentadoria, após cumprir todos os requisitos para receber o benefício, o agente de investigação policial da Polícia Civil do Tocantins, Fransber Oliveira, de 51 anos, que atuava na 49ª Delegacia de Pedro Afonso, realizou uma viagem que chama atenção pela distância.
Sozinho, partiu de Pedro Afonso e percorreu 2.620 quilômetros até Ciudad del Este, no Paraguai, com o objetivo de cursar medicina e realizar um sonho de infância.
Ele equipou sua motocicleta, uma Honda Twister de 250 cilindradas, com alforges e um baú para acomodar suas bagagens. Na madrugada do dia 25 de julho, pegou a estrada rumo ao Paraguai. A viagem começou às 3 horas da manhã, e ele chegou a Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com o Paraguai, às 10 horas do dia 27 de julho. Em seguida, atravessou a Ponte da Amizade, sobre o rio Paraná, chegando a Ciudad del Este.
Durante o percurso, Fransber cruzou os estados do Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, passando por cidades como Gurupi (TO), Goiânia (GO), Prata (MG), São José do Rio Preto (SP), Cascavel (PR), entre outras.
A viagem durou aproximadamente 38 horas, um feito considerando a distância e as condições das estradas.
“Essa viagem foi uma das maiores experiências da minha vida. Agradeço a Deus por me permitir vivenciá-la e por me conceder saúde para seguir com meus projetos de vida. Projetos esses que não visam benefícios pessoais, mas que faço por minha família, que sempre me apoiou. Faço pelos amigos e por todos aqueles que um dia precisarem de mim”, comentou Fransber, que é formado em direito e, inclusive, já foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Agora aposentado e cursando medicina na Universidade Central do Paraguai (UCP), o pedroafonsino afirmou que a viagem lhe permitiu perceber as belezas e o potencial do país. “Rodei milhares de quilômetros pelo Brasil e pude ver que somos um país lindo, produtivo e cheio de desenvolvimento. Tenho muita esperança no futuro da nossa nação”.
No Paraguai, Fransber mora com seu filho, Fransber Filho, que também se prepara para se tornar médico e atualmente cursa o 5º período de medicina, além de um outro colega de curso, também brasileiro.
Veja Também