Pedro Afonso foi escolhida para sediar a primeira agência da Cresol Conexão no Tocantins. A decisão foi baseada no forte potencial econômico da região e na cultura cooperativista já consolidada. Em entrevista exclusiva ao Portal CNN, após encontro realizado na manhã desta terça-feira, 1º, na sede da COAPA, o presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto, destacou que a cidade reúne os valores que a cooperativa busca para sua expansão.
"Para nós, é uma alegria estar aqui em Pedro Afonso. É uma cidade com promessa de desenvolvimento e grande preocupação com a comunidade. Esses são valores que a Cresol valoriza e que se conectam com a nossa missão. A Cresol está expandindo nacionalmente, e dentro desse projeto, Pedro Afonso se destacou como base inicial no Tocantins", afirmou Zanelatto.
Potencial econômico
Ao realizar estudos de
viabilidade, a Cresol Conexão percebeu que Pedro Afonso já possuía um forte
histórico de cooperativismo. "A cidade tem cooperativas importantes, como
a COAPA, e um agronegócio consolidado. Isso fortalece ainda mais o ambiente
para a instalação da Cresol", destacou o presidente. Além do setor
agroindustrial, o crescimento urbano e populacional também pesou na escolha.
Zanelatto reforçou a relevância do agronegócio para a decisão. "O PIB da região é movimentado pelo agro. Grandes empresas e indústrias estão de olho nesse potencial. Além disso, a cidade vem crescendo, o que fortalece a necessidade de crédito e investimento para o desenvolvimento local. A Cresol chega para somar e apoiar esse processo", disse.
Próximos passos
A Cresol Conexão ainda fez reuniões estratégicas com o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro (PP), a presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR), Simone Sandri, e membros da diretoria da entidade, para consolidar a chegada da cooperativa de crédito ao município.
A expectativa é que a agência própria seja inaugurada ainda em 2025. "Nosso objetivo é estruturar a unidade neste ano. Dependerá da receptividade da comunidade e do fortalecimento da parceria com os cooperados", afirmou o presidente.
Apoio da Coapa
O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) e do Sistema OCB/Tocantins, Ricardo Khouri, ressaltou a importância da chegada da Cresol. "A vinda da Cresol dá sinais evidentes do potencial e da vocação cooperativista do Tocantins. Pedro Afonso está consolidada como a capital do cooperativismo do estado, com a presença da Coapa, Sicredi e agora Cresol", disse.
Zanelatto destacou a parceria com a COAPA como um incentivo extra. "A recepção que tivemos aqui foi excepcional. Ricardo Khouri e toda a equipe nos receberam com grande entusiasmo. O apoio da Coapa e de outras entidades nos dá ainda mais confiança para investir e fortalecer o cooperativismo na região", afirmou.
Crescimento no Brasil
Com 29 anos de história, a Cresol conta com 1 milhão de cooperados e 939 agências em 19 estados. Em 2024, a instituição cresceu 33%, alcançando R$ 42,1 bilhões em ativos. A meta para 2025 é ultrapassar R$ 1 bilhão em ativos e ampliar a base de cooperados de 12 mil para 15 mil.
A empresa começará sua atuação em Pedro Afonso com uma sala de negociação e, em seguida, deve instalar sua agência definitiva. A cooperativa já fez reuniões na Coapa e seguirá dialogando com o prefeito e o Sindicato Rural de Pedro Afonso (SIRPAR) para fortalecer sua presença na cidade.
Participantes
A equipe da Cresol Conexão presente no evento contou com o presidente Adenilson Zanelatto, o conselheiro Alex Ferreira, a diretora de Negócios Joyce Wagner e a gerente da Agência Expansão Talita de Oliveira.
Da parte da COAPA, participaram os membros do Conselho de Administração Ricardo Khouri, Juliano da Silva Sandri, Moacir Catabriga, Érica Miyuki Okuyama Nicola, Felipe Nicola, Leandro Bento Peres e Marcel Petter; os integrante do Conselho Fiscal Paulo Afonso Piton e Alberto Mazolla; os cooperados Luiz Gilberto Ramos, Carlos Alberto Pereira Mendes, Antônio Ignácio e Leandro Basso; a coordenadora do Comitê Feminino, Thainá Sleutjes; os colaboradores Frederico Pires Pinto (gerente Corporativo), Nelzivan Carvalho Neves (gerente Comercial/Operacional), Mayara Miranda (coordenadora de Recursos Humanos) e Maria Silvana Ramos (agente de desenvolvimento).
O SIRPAR foi representado por diretores, também associados da COAPA, e pela assessora jurídica do SIRPAR, Andréa Souza Brito.
#Pedro Afonso#Ricardo Khouri#COAPA#cooperativismo#crédito#Sirpar#Cresol Conexão#Adenilson Zanelatto
Veja Também