Tom Belarmino é ex-prefeito de Pedro Afonso.
Durante décadas, o trecho da
BR-235 que liga Pedro Afonso (TO) a Alto Parnaíba (MA) tem sido o elo perdido
entre o norte do Brasil e o Atlântico. Um caminho estratégico, de valor
nacional, que permanece incompleto, limitando o escoamento da produção, travando
o progresso e perpetuando o isolamento de uma região rica em potencial, mas
esquecida nas prioridades das grandes decisões.
Essa rodovia não é apenas um
traço no mapa, é a linha vital que pode libertar o coração agrícola do Brasil
de um gargalo histórico. O trecho não asfaltado representa não apenas buracos
na estrada, mas buracos no desenvolvimento social, econômico e humano de
milhares de produtores, trabalhadores e comunidades inteiras. Quando lutamos
pela construção da ponte sobre o Rio Tocantins, em Pedro Afonso, sonhávamos com
o passo seguinte: o asfalto que concretizaria a BR-235 como via de integração
definitiva. A ponte era o início de uma travessia simbólica: sair do isolamento
para alcançar a integração nacional.
A cada eleição, esse sonho é
reciclado em discursos e promessas. A cada véspera de campanha, a BR-235
ressurge nos palanques como obra certa, mas continua incerta para o povo. Essa
estrada representa muito mais do que um percurso de terra batida: ela carrega o
anseio de gerações inteiras, que enxergam nela a rota para o desenvolvimento
digno, o acesso a mercados, a valorização da produção agroindustrial, o
fortalecimento do cooperativismo e a esperança de dias melhores.
A COAPA (Cooperativa
Agroindustrial do Tocantins), sindicatos rurais, associações de classe,
comerciantes, produtores, pessoas humildes de todos os matizes e todos os que vivem
dessa terra estão unidos por um mesmo objetivo: ver esse trecho finalmente
asfaltado. A luta é coletiva, porque o impacto será coletivo. Da agricultura ao
comércio, da logística ao turismo, todos ganham com a integração plena.
Não é só o Tocantins que
precisa da BR-235: é o país inteiro. Ao ligar o cerrado produtivo do Pará e
Tocantins ao litoral baiano e ao mundo, essa rodovia encurta distâncias, reduz
custos logísticos, fortalece o agronegócio sustentável e insere definitivamente
essa região no mapa do progresso nacional. É a rota do futuro, do
desenvolvimento com justiça, da inclusão que se faz com asfalto, pontes, e
sobretudo, com vontade política.
Chegou a hora de transformar o
sonho em realização. As gerações que passaram acalentaram esse desejo; a nossa
tem o dever de torná-lo realidade. Asfalto na BR-235, entre Pedro Afonso e Alto
Parnaíba, é mais que uma demanda: é um compromisso com o Brasil que produz, que
luta e que acredita!
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