

A tão aguardada reativação da balsa que fará a travessia do Rio Perdido, entre os municípios de Rio Sono e Centenário, avançou mais uma etapa. A embarcação já foi transportada para o pátio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), em Palmas, onde passará por reforma antes de voltar a operar. No entanto, ainda não há prazo oficial para a conclusão dos serviços e o retorno da travessia.
A informação foi repassada
pelo superintendente de Operação e Conservação da Ageto, Reges Lira Aguiar Cunha,
durante reunião realizada com Natal César Alves de Castro, um dos principais
articuladores da mobilização pelo retorno da balsa.
Segundo Reges, a embarcação
estava instalada em um rio na zona rural do município de Peixe e precisou ser
totalmente desmontada para ser retirada do local e transportada até Palmas.
Ainda conforme o
superintendente, a demora para o início da reforma ocorreu devido ao
encerramento do contrato da empresa responsável pelos serviços. A Ageto
trabalha agora na formalização de um novo contrato para que a recuperação da
estrutura seja iniciada. “A balsa já está desmontada e no pátio da Ageto, em
Palmas. Após a reforma, ela será transportada novamente para a região do Rio
Perdido, onde será montada para entrar em operação”, informou.
Apesar do avanço, a população
segue sem uma previsão concreta para o retorno do serviço. Ao Portal CNN, Natal Castro afirmou que a Ageto não
estabeleceu uma data para a conclusão da reforma. “Eles não deram prazo.
Informaram que o contrato da empresa tinha vencido, mas que fariam rapidamente
o empenho para um novo contrato. Disseram que vão acelerar esse processo. O
governador também me enviou uma mensagem informando que está cobrando
agilidade”, relatou.
Esperança
para comunidades isoladas
A expectativa pela balsa
ganhou força após anúncio feito pelo governador Wanderlei Barbosa em fevereiro
deste ano. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador informou que
autorizou a reforma da balsa e a contratação de três funcionários para operar a
embarcação.
“Recebi a demanda e estou
autorizando. Já conversei com a Ageto e a balsa vai entrar em reforma. Vamos
contratar mais três funcionários e colocar à disposição desta comunidade”,
afirmou o governador na ocasião.
Décadas
de espera
A travessia pelo Rio Perdido é
considerada estratégica para moradores, produtores rurais e estudantes da
região. A estrutura original foi instalada em 1996, mas retirada para reforma
em 2000 e nunca voltou a funcionar.
Desde então, moradores de Rio
Sono, Centenário e também de regiões próximas enfrentam longos desvios para se
deslocar entre os municípios. Atualmente, viagens que poderiam ser feitas por
uma rota direta exigem percursos por diversas cidades e pela BR-153.
A reativação da balsa deve
reduzir significativamente as distâncias percorridas, facilitar o transporte de
mercadorias e garantir mais segurança para centenas de famílias que dependem da
travessia. Enquanto isso, a população aguarda a definição de um cronograma
oficial para a conclusão da reforma e o retorno das operações.
Notícias Relacionadas
Veja Também


