

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realizará, no próximo dia 30 de junho, às 08h30, em seu auditório, em Palmas, a formação presencial “IEGM na Prática: Preenchimento, Evidências e Estratégias para Melhoria da Efetividade da Gestão Municipal”, voltada a prefeitos, secretários municipais, controladores internos, procuradores, técnicos e servidores responsáveis pelo preenchimento dos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), aplicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A capacitação tem como
objetivo qualificar as equipes municipais para o correto preenchimento dos
formulários, organização das evidências exigidas pelos TCE e implementação de
estratégias capazes de elevar os indicadores da gestão pública. O Tribunal de
Contas do Estado concedeu o prazo de resposta do formulário até 31 de julho de
2026.
Clique aqui e faça sua inscrição.
Com metodologia prática e
aplicada, o curso abordará desde os conceitos fundamentais do IEGM até oficinas
de preenchimento dos questionários, análise dos principais erros identificados
pelos órgãos de controle, estudos de caso e construção de planos de ação para
melhoria dos resultados municipais. A programação contempla ainda os índices
setoriais relacionados à Educação, Saúde, Planejamento, Fiscal, Meio Ambiente,
Cidade e Governança em Tecnologia da Informação.
O presidente da ATM, prefeito
de Cristalândia, Big Jow, frisa o caráter educativo das formações da ATM e
destaca a importância da pesquisa feita pelo Tribunal. "O IEGM deixou de
ser apenas um instrumento de avaliação e passou a ser uma importante ferramenta
de gestão. Por isso, convido prefeitos, secretários, controladores e servidores
municipais a participarem desta formação promovida pela ATM. Será uma
oportunidade valiosa para aprimorar conhecimentos, organizar processos e
fortalecer os resultados dos nossos Municípios perante os órgãos de controle e,
principalmente, junto à população que espera uma gestão cada vez mais eficiente
e transparente".
Além de ampliar o conhecimento
técnico dos participantes, a formação permitirá que os Municípios utilizem o
IEGM como uma ferramenta estratégica para o planejamento, monitoramento de
resultados e tomada de decisões baseada em evidências. Ao final do curso, os
participantes receberão certificado de 8 horas, modelo de Plano de Ação para
melhoria do IEGM e acesso a documentos e instrumentos utilizados durante a
oficina.
A ATM reforça o convite aos
gestores municipais e suas equipes para participarem da capacitação. O
fortalecimento dos indicadores do IEGM reflete diretamente na qualidade dos
serviços prestados à população e contribui para uma gestão mais eficiente,
transparente e alinhada às boas práticas da administração pública. A formação
será ministrada pelo especialista Dr. Higor Franco e ocorrerá presencialmente
no dia 30 de junho, no auditório da ATM, em Palmas.
Anote
Quê: IEGM
na Prática: Preenchimento, Evidências e Estratégias para Melhoria da
Efetividade da Gestão Municipal
Quando: 30 de
junho de 2026, às 08h30
Onde:
Auditório da ATM, em Palmas
Quem:
Prefeitos, secretários municipais, controladores internos, procuradores,
técnicos e servidores responsáveis pelo preenchimento dos questionários do IEGM.
Veja Também


