ATM prepara gestores municipais para elevar desempenho e fortalecer resultados no IEGM

Por Redação Publicado em: 23/06/2026 - 11:51

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realizará, no próximo dia 30 de junho, às 08h30, em seu auditório, em Palmas, a formação presencial “IEGM na Prática: Preenchimento, Evidências e Estratégias para Melhoria da Efetividade da Gestão Municipal”, voltada a prefeitos, secretários municipais, controladores internos, procuradores, técnicos e servidores responsáveis pelo preenchimento dos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), aplicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

A capacitação tem como objetivo qualificar as equipes municipais para o correto preenchimento dos formulários, organização das evidências exigidas pelos TCE e implementação de estratégias capazes de elevar os indicadores da gestão pública. O Tribunal de Contas do Estado concedeu o prazo de resposta do formulário até 31 de julho de 2026.

 

Clique aqui e faça sua inscrição.

 

Com metodologia prática e aplicada, o curso abordará desde os conceitos fundamentais do IEGM até oficinas de preenchimento dos questionários, análise dos principais erros identificados pelos órgãos de controle, estudos de caso e construção de planos de ação para melhoria dos resultados municipais. A programação contempla ainda os índices setoriais relacionados à Educação, Saúde, Planejamento, Fiscal, Meio Ambiente, Cidade e Governança em Tecnologia da Informação.

 

O presidente da ATM, prefeito de Cristalândia, Big Jow, frisa o caráter educativo das formações da ATM e destaca a importância da pesquisa feita pelo Tribunal. "O IEGM deixou de ser apenas um instrumento de avaliação e passou a ser uma importante ferramenta de gestão. Por isso, convido prefeitos, secretários, controladores e servidores municipais a participarem desta formação promovida pela ATM. Será uma oportunidade valiosa para aprimorar conhecimentos, organizar processos e fortalecer os resultados dos nossos Municípios perante os órgãos de controle e, principalmente, junto à população que espera uma gestão cada vez mais eficiente e transparente".

 

Além de ampliar o conhecimento técnico dos participantes, a formação permitirá que os Municípios utilizem o IEGM como uma ferramenta estratégica para o planejamento, monitoramento de resultados e tomada de decisões baseada em evidências. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de 8 horas, modelo de Plano de Ação para melhoria do IEGM e acesso a documentos e instrumentos utilizados durante a oficina.

 

A ATM reforça o convite aos gestores municipais e suas equipes para participarem da capacitação. O fortalecimento dos indicadores do IEGM reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população e contribui para uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às boas práticas da administração pública. A formação será ministrada pelo especialista Dr. Higor Franco e ocorrerá presencialmente no dia 30 de junho, no auditório da ATM, em Palmas.

 

Anote

Quê: IEGM na Prática: Preenchimento, Evidências e Estratégias para Melhoria da Efetividade da Gestão Municipal

Quando: 30 de junho de 2026, às 08h30

Onde: Auditório da ATM, em Palmas

Quem: Prefeitos, secretários municipais, controladores internos, procuradores, técnicos e servidores responsáveis pelo preenchimento dos questionários do IEGM.


Veja Também

imagem

Tom Belarmino é condenado a pagar R$ 53 mil por divulgar pesquisa falsa; ex-prefeito nega má-fé e vai recorrer

imagem

Presidente Lula oficializa apoio à pré-candidatura de Laurez Moreira ao Governo do Tocantins

imagem

Grupo de 70 suplentes de vereador de Palmas declara apoio à pré-candidatura de Dorinha