Projeto no Colégio Cristo Rei resgata história e memória de Pedro Afonso

Por Francisco Pimentel Publicado em: 11/09/2025 - 21:24

O Colégio Cristo Rei está promovendo, neste semestre, o projeto Minha Cidade Tem História e Memória”. A iniciativa busca valorizar a história, a cultura e as raízes de Pedro Afonso, envolvendo professores e alunos das três séries do Ensino Médio.


A proposta estimula a compreensão do município a partir de suas origens, personalidades históricas, patrimônios culturais, espaços públicos e tradições locais. Por meio de pesquisas, entrevistas, produções artísticas e atividades práticas, os estudantes estão construindo um olhar mais profundo sobre a importância da preservação da memória coletiva. A ação também reforça a identidade cultural, artística e geográfica da cidade, além de promover a integração entre escola e comunidade. 


Ações já realizadas

Entre as atividades já desenvolvidas estão rodas de conversa com participação do escritor Fred Alves, autor do livro Memória Viva: Nossa Gente, Nossa História, que retrata a trajetória de pessoas, instituições e fatos da cidade. Além disso, os participantes realizaram o levantamento e coleta de imagens antigas e atuais da cidade em locais como a Prefeitura Municipal, Praça Coronel Lysias Rodrigues, Museu Histórico de Pedro Afonso Frei Rafael de Taggia, Instituto Cultural Messias Tavares, Câmara Municipal, Igreja Matriz São Pedro, Colégio Cristo Rei, antigo Porto da Balsa, Sindicato Rural de Pedro Afonso, Coletoria Estadual (Sefaz), Praia do Rio Sono, passarela Modesto e Rosária Sales e na Usina da BP Bunge. 


Os alunos ainda participaram de visitas guiadas pelos principais pontos históricos da cidade e produziram vídeos documentais que registram o patrimônio e as histórias locais. 


O projeto teve destaque no desfile cívico militar em comemoração à Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, com estudantes participando de pelotões temáticos, evidenciando a integração entre educação, cultura e memória histórica. 


Próximas etapas

O projeto seguirá com a produção de textos, poemas, músicas, pinturas, maquetes e materiais artísticos sobre a cidade, culminando em uma grande mostra cultural aberta à comunidade. 


Veja Também

imagem

Deputados defendem mais obras em rodovias no Tocantins

imagem

Conecta Agro 2025 é remarcado para outubro e promete edição mais robusta em Pedro Afonso

imagem

Projeto Qualidade de Vida oferta serviços para a comunidade de Bom Jesus